Ataque um problema grande com uma solu��o forte e o crescimento ser� natural: o que aprendi no Endeavor Retreat Leia mais em Endeavor

26/06/2017 12:07:00


Depois de todos esses anos frequentando eventos e palestras, o Endeavor Retreat 2017 foi, sem dúvidas, o melhor evento de aprendizado que já participei. O evento reuniu empreendedores de 25 países diferentes entre os dias 1º e 3 de maio no Ritz-Carlton Half Moon Bay, entre San Francisco e o Vale do Silício.

Pela primeira vez, pude ver no mesmo palco gigantes do mercado que, até então, só víamos em revistas como a Fast Company e sites como o Business Insider. Nomes como Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, Mike Cassidy da Speed e Pascall Finette da Singularity University.

Por ter vivido três dias tão intensos, criei para mim mesmo a missão de compartilhar o que aprendi com os empreendedores brasileiros. Para que o impacto que essas ideias tiveram em mim, também ressoe em você.

O conteúdo poderia ser dividido em três blocos:

Velocidade e Crescimento

Liderança

Inovação e Futuro

Velocidade e Crescimento

A primeira ideia de Hoffman em seu painel tem a ver com velocidade, mas passa pela cultura da organização. Para ele, nós empreendedores, devemos gastar boa parte do nosso tempo repetindo a missão e os valores da empresa. Essa prática o ajuda a lembrar diariamente que a cultura está em primeiro plano e, depois dela, vêm as outras prioridades do negócio.

Um outro ponto que o fundador do LinkedIn reforçou é que muitas empresas acabam perdendo o timing de lançar um produto porque só estão dispostas a lançá-lo quando ele for perfeito.

“SE VOCÊ NÃO TIVER VERGONHA DA PRIMEIRA VERSÃO DO SEU PRODUTO, VOCÊ O LANÇOU MUITO TARDE”, ELE COMENTA.

Ao criar um produto disruptivo, é bom sempre ter em mente o clássico conceito do MVP (mínimo produto viável, em português). O mercado muda muito rapidamente, e a concorrência pode estar seguindo esta mesma velocidade. Não perca a chance de lançar um produto no timing certo só porque ele não é perfeito.

Mike Cassidy, VP do Google, já foi cofundador e CEO de 4 startups: Ruba, Xfire, Direct Hit e Stylus Innovation e é conhecido por sempre apostar em startups inovadoras e vendê-las por milhões de dólares.

Sobre a busca por capital, o ponto mais importante dele é:

BUSQUE INVESTIMENTO QUANDO AS CONDIÇÕES ESTIVEREM FAVORÁVEIS PARA VOCÊ

A experiência dele diz que as reuniões com investidores e para o fechamento de novas parcerias só são produtivas quando o decisor está presente.

Outro “truque” ensinado por ele é sempre levar um contrato pronto para ser assinado no momento da reunião, evitando a necessidade de reuniões extras.

A cartada final é sempre fazer esse tipo de reunião antes do lançamento de produtos. Assim, Cassidy garantia a atenção e o interesse real do investidor ou novo parceiro no projeto apresentado. Ah, e vale sempre lembrar de estudar muito antes da reunião. Nunca chegue com uma informação faltando: não tem nada pior do que não saber responder uma pergunta sobre o seu próprio negócio para quem está disposto a investir nele.

Liderança

Das rodadas de investimento, partimos para o tema de liderança com a fala de Ryan Graves, primeiro funcionário e COO da Uber.

Ele compartilhou em seu painel que, em vez de centralizar o poder, a Uber focou em dar autonomia aos times e disponibilizar toda a experiência acumulada pelas operações espalhadas pelo mundo em um playbook — uma espécie de guia que reúne todas as informações de como solucionar problemas e gerenciar as centenas de escritórios da empresa.

Outra curiosidade é que, no processo de contratação da Uber, existe uma política de priorizar quem já foi empreendedor.

DE ACORDO COM ELE, A PERFORMANCE DE PESSOAS QUE TOCAM OU JÁ TOCARAM O PRÓPRIO NEGÓCIO É SUPERIOR À DE PESSOAS QUE FIZERAM UM MBA, POR EXEMPLO.

Antes de encerrar sua fala, Graves deu uma sugestão a todos os empreendedores que parece óbvia, mas não é tão comum:

SEJA VOCÊ UM DOS USUÁRIOS MAIS ATIVOS DO SEU PRÓPRIO PRODUTO.

Essa é a forma mais eficaz de criar empatia pelo seu usuário e otimizar as funcionalidades do que você entrega.

Strauss Zelnick também deu uma aula sobre liderança. O CEO e Chairman da Take-Two Interactive Software mostrou que ser líder é estar a serviço do seu time e alinhar os objetivos da empresa com os da equipe, garantindo que todos estejam olhando para a mesma direção.

Segundo Zelnick, o ego é um característica que não deve ser tolerada no ambiente de trabalho. Quando o líder identifica alguém com esse tipo de comportamento, é importante afastá-lo o mais rápido possível, já que ele se torna um empecilho para o crescimento coletivo do time.

Inovação e Futuro

Um dos painéis mais aguardados do evento falava justamente sobre as transformações que caracterizam o espírito do nosso tempo e contava com uma das figuras mais influentes nesse cenário: Pascall Finette, da Singularity University.

De todas as inovações que ele trouxe, a que mais me chamou a atenção foi a Cyber Segurança. De acordo com ele, esse tipo de serviço está se tornando exponencialmente mais barato.

ENQUANTO O PREÇO DO SERVIÇO DIMINUI, O INTERESSE DAS PESSOAS EM SE MANTEREM SEGURAS NO AMBIENTE DIGITAL AUMENTA.

Além disso, Finette usa uma equação bem interessante para explicar o ritmo de crescimento de uma startup:

“SUA TAXA DE CRESCIMENTO É IGUAL À MAGNITUDE DO DESAFIO QUE VOCÊ SE PROPÕE A SOLUCIONAR MULTIPLICADO PELA INTENSIDADE DO SEU ATAQUE.”

Se o seu negócio ataca um problema muito grande com uma solução robusta, o seu crescimento é natural.

Por fim, tive a oportunidade de conversar também com Benedict Evans, da empresa de Venture Capital a16z, um dos principais influenciadores quando o assunto é mobile. Para ele, nós estamos passando da era em que cedemos dados ativamente para uma nova era onde os doamos passivamente.

Quando criamos um perfil em uma rede social, por exemplo, todos os dados que a rede tem sobre o nosso comportamento são baseados nas nossas postagens, interações, amigos e marcas que seguimos. Porém, com o avanço da tecnologia, as empresas não precisam mais que as pessoas forneçam dados de forma ativa. Agora, quando instalamos determinados aplicativos, já concordamos automaticamente em fornecer a nossa localização, nossa galeria de fotos e até o áudio captado pelo microfone interno dos nossos smartphones.

Esse novo cenário, no qual as pessoas não têm muito controle sobre os dados que elas fornecem, abre espaço para muitos questionamentos sobre a privacidade do usuário. Por isso, é de extrema importância que as empresas que utilizam dados sensíveis adotem políticas rígidas que protejam a privacidade do usuário, minimizando ao máximo qualquer tipo de questionamento.

Na prática, o que você pode fazer?

Um dos livros que Ryan Graves sugeriu é o High Output Management, de Andy Grove, para aprofundar na ideia de uma liderança direcionada para as conquistas e o avanço do time e não o seu próprio.

A taxa de crescimento de um negócio foi colocada como a relação entre o problema existente no mundo e sua capacidade de oferecer uma solução a ele. O que o crescimento do seu negócio indica? Se ele for positivo, é sinal de que você acertou no alvo e agora só precisa ajustar a cada dia a entrega e execução. Mas se ele estiver negativo ou estagnado, vale a reflexão!