Compreendendo o valor do cliente

27/09/2016 22:00:00


Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo, uma vez afirmou que “Preço (custo) é o que você paga. Valor (benefício) é o que você recebe”. Como gerente ou executivo, é importante compreender e comunicar os aspectos de sua empresa onde seus clientes encontram valor. Como um colaborador, é fundamental que estes valores consolidem aquilo que você faz diariamente.

A melhor maneira de entender a visão de um cliente é avaliar a sua própria decisão de compra. Quando você decide comprar alguma coisa, você leva em consideração três fatores relevantes: onde comprar, de quem comprar, e de qual marca comprar. A resposta às estas perguntas é o resultado da equação de valor do consumidor. Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a refletir sobre a equação do valor de sua própria empresa.

Posicionamento de mercado – significa como ou onde o consumidor compra o produto. Quanto mais conveniente e acessível para ele, melhor. Por exemplo, o McDonald’s é uma rede de lanchonete bem-sucedida, por possuir pontos de vendas em diversas localidades do mundo e por ser especializada em fast-food.

Valor do Consultor – significa de quem compramos o produto. Dependendo do que você compra, você terá diferentes níveis de segurança para que você possa se sentir confiante ao efetuar uma compra. Por exemplo, todos os agentes estatais de seguros lidam apenas com um determinado território geográfico, e como consumidor, você terá o mesmo agente o tempo todo. Esse agente irá ajudá-lo a lidar com a complexidade de créditos de seguro.

Valor da Marca - é quando você escolhe comprar um produto de acordo com a marca. Muitas pessoas dependem das marcas para ajudá-los a tomar suas decisões de compra. Por exemplo, Tylenol é uma marca de analgésicos conceituada, e que as pessoas continuam a comprar, pois confiam no produto, embora existam alternativas genéricas mais baratas.

Tome nota desses três fatores e aplique-os à sua organização. Dessa maneira você obterá a equação do valor de sua organização. Esta prática auxilia na identificação das áreas de sua organização que necessitam ser otimizadas, em relação à experiência dos clientes. Uma experiência dos clientes mais apurada significa mais sucesso nos negócios futuros!