Aprecie honesta e sinceramente

16/09/2016 12:00:00


Use a positividade para engajar seus colaboradores.

Quando as condições econômicas não estão inteiramente sólidas, é fácil colaboradores tornarem-se negativos. Para garantir que isso não aconteça, líderes devem ajudar a garantir que seus todos os seus colaboradores estejam envolvidos nos projetos. Colaboradores engajados têm a probabilidade de serem mais produtivos e menos predispostos a se desligarem da empresa.

Uma das maneiras mais negligenciadas e simples de engajar os colaboradores é expressar sincero e honesto apreço por seus empenhos. Expressando apreço pela contribuição de seus colaboradores, você se beneficiará tanto quanto eles. O modo com o que você os trata é reflexo daquilo que você pensa sobre eles. Afinal, o sucesso de cada trabalho exige cooperação e dedicação de outros. Pessoas contribuem para o nosso sucesso, tanto quanto nós contribuímos para o deles. Treine seu cérebro de maneira positiva, assim você descobrirá o quão fácil é trabalhar colaborando com os outros, mesmo que eles estejam em uma fase negativa.

Reconhecer os pontos fortes dos outros pode ajudá-lo a conviver com pessoas difíceis. A efetividade social deles é estabelecida pela personalidade de cada um.  No momento em que um indivíduo se torna crítico, hostil ou temperamental, é devido a advertência causada em relação a sua personalidade. Como gestor, você é o responsável por criar um ambiente saudável e construtivo. Esse tipo de ambiente pode exigir que gestores trabalhem diretamente com seus colaboradores e incitar a mudança de suas atitudes.

Então, na próxima vez que você fizer um elogio, em vez de apenas dizer “bom trabalho”, conceda um comentário positivo com os seguintes atributos:

  • Identifique uma característica que você respeita, admire ou aprecie no indivíduo.
  • Expresse sua admiração por essa característica específica.
  • Defenda sua opinião sobre esta característica específica com evidências, por exemplo com algo que você tem observado a pessoa fazer.

Ao fazer comentários positivos, você pode conseguir desenvolver ou alterar construtivamente o conceito que uma pessoa tem de si mesma. Assim, seu ambiente de trabalho será preenchido com colaboradores mais otimistas e engajados!