Como se comunicar com diplomacia e tato

12/09/2016 15:00:00


Todos nós ficamos admirados com um gerente ou pessoa da equipe que sempre parece saber o que dizer e como dizer em qualquer situação. Essas pessoas sabem como comunicar com diplomacia, tato e confiança. A maneira que nós comunicamos pode extrair emoções positivas ou negativas. Se comunicarmos agressivamente, sem respeito ou sensibilidade, emoções de defesa ou raiva podem impedir os outros de ouvirem a mensagem que estamos tentando transmitir. Comunicar com diplomacia e tato é uma abordagem que combina força e sensibilidade e mantém longe as emoções negativas.

As Seis Regras de Discordar Agradavelmente:

Regra nº 1: Dê aos outros o benefício da dúvida. Talvez a pessoa que fez essa generalização revoltante não é realmente insensível. Talvez essa pessoa tenha tido uma experiência dolorosa que a fez reagir assim.

Regra nº 2: Após dar a alguém o benefício da dúvida, ouça para aprender e entender verdadeiramente porque essa pessoa tem essa crença. Devemos deixá-la perceber que a ouvimos e que estamos autenticamente tentando ver sob a perspectiva dela.

Regra nº 3: Sempre assuma responsabilidade pelos nossos próprios sentimentos, quando discordamos com alguém. Faça um compromisso de responder usando somente afirmações com "Eu". Quando começamos com "você" saímos culpando e confrontando e imediatamente colocamos a outra pessoa na defensiva. Isso reduz a chance do nosso ponto de vista ser ouvido.

Regra nº 4: Use um amortecedor. Conecte ou "amorteça" uma opinião diferente, começando com "Ouvi o que você estava dizendo" Ou "Aprecio a sua opinião sobre". Novamente, comece com a palavra "Eu" e não "Você disse..." ou irá soar confronto.

Regra nº 5: Elimine as palavras "mas" ou "entretanto" do nosso vocabulário. Uma vez que amortecemos a opinião da outra pessoa, use "e," ou pause e não diga nada, seguindo o amortecedor. Reconhecendo o ponto de vista da outra pessoa e seguindo com "mas" ou "entretanto" apaga o reconhecimento.

Regra nº 6: Exponha nosso ponto de vista ou opinião com evidência relevante e fatual.

Mantenha nossas emoções fora da equação, usando a seguinte fórmula:

1-Tenha um tempo para pensar:

O que eu penso?

Por que penso isso?

Que evidência tenho?

2-Depois fale:

"Um exemplo é "

"Isso demonstra que"

"Portanto, penso que "