Como gerenciar a Gera��o Y

24/08/2016 18:00:00


Gerenciar ao longo das gerações tem sido um assunto muito abordado ultimamente. Um dos tópicos mais comentados da atualidade é “Como gerenciar a Geração Y”. Embora cada geração tenha suas próprias características, há mais do que apenas certas técnicas de gestão que podem também ser colocadas em prática com colaboradores de qualquer geração.

Ter um relacionamento positivo com a gestão

A organização Human Resource Development relatou que, em um recente estudo desenvolvido pela Gallup com cerca de 400 empresas, o tipo de relação que um colaborador possui com seu supervisor imediato é fator determinante correspondente à sua retenção, muito mais do que o salário ou benefícios do trabalho. Outro fator influente pela retenção de colaboradores é a empresa possuir uma liderança justa e inspiradora, incluindo a orientação e o coaching. A Gallup também revelou que o que determina a produtividade e satisfação de um colaborador, é ele acreditar e confiar que o seu supervisor se preocupa com o bem-estar dele.

Reconhecimento e valorização

Algumas pessoas são mais motivadas por outros tipos de incentivos que não seja a monetária. Em um estudo realizado pelo instituto de pesquisa sobre a retenção de colaboradores Employee Retention Headquarters, o reconhecimento e o envolvimento do supervisor em relação ao seu colaborador, são citados com mais frequência como sendo responsáveis por manter um colaborador feliz, a frente até mesmo que o dinheiro. Eles precisam ser convencidos, verbalmente ou não, que a gerência respeita as funções nas quais ele ocupam, e que são importantes para o sucesso da organização. Eles gostam de celebrar marcos e vitórias, tanto publicamente como no privado, verbalmente e por escrito, com prontidão e sinceridade.

Incentivar e realizar o trabalho

No boletim de Outubro 2003 da ASTD (sigla em inglês para Associação de Treinamento e Desenvolvimento Profissional), o relatório de carreiras sugere que, atualmente, para a maioria dos trabalhadores, ser valorizado e motivado no trabalho engaja muito mais que promoções ou salário. É difícil avaliar o impacto que o entusiasmo e o bem-estar dos colaboradores causam na empresa. Gestores que incluem seus colaboradores logo no início dos projetos e estimulam seu envolvimento, adquirem ideias mais criativas e conquistam o investimento e orgulho deles nos resultados finais. Ao permitir que colaboradores participem ativamente na tomada de decisões, num amplo espectro de questões, gera-se um ambiente aprazível e que no qual querem permanecer.

Trajeto profissional e oportunidades de crescimento

A probabilidade de um colaborador ir procurar emprego em outro lugar é bem menor se a empresa em que ele trabalha proporcionar-lhe oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Oferecer programas de treinamento e capacitação profissional, indica que a gestão está disposta a investir no colaborador. Isso é fundamental para a retenção de talentos. Além disso, encorajar seus colaboradores a participarem de organizações profissionais, pagando-lhes a taxa de adesão, disponibilizar lhes tempo livre e taxas de admissão para que possam participar de eventos e conferências são maneiras de manter o colaborador motivado. Empresas que possuem a taxa de retenção de colaboradores elevada, são reconhecidas por fazerem contratações internas. Traçar o plano de carreira em conjunto com seu colaborador (não necessariamente em direção ao topo da hierarquia), permite-lhe ganhar o comprometimento dos profissionais e seu envolvimento com os objetivos organizacionais.

Gestores que respeitam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

Empresas que promovem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de seus trabalhadores, retêm um número muito maior de colaboradores do que aquelas que cultuam que o empregado deve se dedicar exclusivamente ao trabalho. Reconhecer e respeitar a importância da vida pessoal evita o desgaste profissional e promove a lealdade. Segundo a organização Human Resources Development, as empresas precisam estar cientes quanto às questões da qualidade de vida no trabalho. Elas devem estar dispostas a oferecer horários flexíveis e serem sensíveis no que condiz à jornada dupla e aos desafios no cuidado de crianças e idosos.

Remuneração e benefícios competitivos

Dinheiro é importante, porém tem menos importância do que você imagina. Colaborador procuram ser remunerados de forma justa e competitiva. Eles têm o direito de possuir benefícios padrões como o seguro de saúde e previdência social. Em uma pesquisa com empresas alimentícias, 92% dos entrevistados indicaram que um aumento de salário no valor de US$ 10.000 ao fim do ano, não iria levá-los a mudar de emprego, caso estiverem recebendo treinamentos de desenvolvimento pessoal e profissional.