Derrubando silos organizacionais

18/08/2016 18:40:00


Trabalho em equipe e comunicação eficaz são vitais para alcançar o sucesso em um mercado dinâmico como o atual. É mais importante do que nunca manter todos os departamentos alinhados às metas e visões da empresa. Uma maneira de estimular esses dois elementos dentro de sua empresa, seria criando equipes multifuncionais ou interdepartamentais. Estas equipes podem auxiliar na comunicação aberta da sua empresa, tornando-a mais ágil e hábil em responder a um mercado em constante transformação. Abaixo estão algumas maneiras de construir e educar uma equipe interdepartamental.

1. Mantenha-se ocupado
As vezes, quando há um projeto de equipe em andamento, resulta em ter várias outras atividades acontecendo ao mesmo tempo, e não sabemos por onde começar. O melhor a fazer é ser proativo e dar o primeiro passo, que ser reativo e só agir quando algo acontecer. Os colegas de equipe valorizam aqueles que se mantém ocupado e auxiliam no progresso da equipe.

2. Coopere com o inevitável
Todo mundo já trabalhou com alguém que, anteriormente sucumbiu-se à alguma adversidade, não importa o quão pequena foi. Não somente é prejudicial à equipe, como também não a leva à lugar nenhum. Toda empresa passa por dificuldades inerentes e inevitáveis, como por exemplo atrasos na produção, falhas no admissão e distribuição, vendas sazonais, danos causados por fenômenos da natureza, dificuldades com o quadro de funcionário e assim por diante. Lide com isso!

3. Tente se beneficiar com suas perdas
Qualquer crise em equipe, ajuda a criar um sistema mais eficaz relacionado ao processo, relacionamento interpessoal e competências. No momento em que enxergamos os contratempos como uma nova oportunidade para crescer e aperfeiçoar, nossas atitudes e chances de sermos mais bem sucedidos crescem drasticamente.

4. Faça sempre o melhor que você puder
Quando a dedicação da equipe não sai como planejado, é comum os membros sentirem-se estressados e preocupados. A frustração pode ser ainda maior quando eles acreditam que poderiam ter se empenhado mais e feito um trabalho mais caprichado. Dar o melhor de si e se empenhar para que tudo saia como planejado é garantia de sucesso e satisfação profissional.

5. Mantenha o seu local de trabalho organizado
Ter seu ambiente de trabalho organizado clarifica sua mente, assim como um espaço desorganizado desorienta a mente, diminuindo o rendimento no trabalho. A grande maioria dos funcionários dividem áreas de trabalho em comum com colegas. Mantendo essas áreas limpas e organizadas ajuda no desempenho da equipe toda.

6. Priorize
Fazer parte de uma equipe de trabalho muitas vezes significa que há uma grande possibilidade de haver mudanças nas prioridades. A maior dificuldade é definir quais são elas, negociar com a equipe aquelas que se contradizem, e começar a trabalhar imediatamente de acordo com o que for designado. Colegas de equipe respeitam e compreendem as mudanças quanto às prioridades, quando a decisão é explicada acurada e abertamente.

7. Resolva os seus problemas
Procrastinação prejudica o trabalho eficaz em equipe. É comum membros de uma equipe se sentir ansiosos e estressados quando as responsabilidades se acumulam. Os colegas valorizam a capacidade que os outros têm em concluir um compromisso e partir para o próximo.

8. Traga o entusiasmo ao seu local de trabalho
Muita gente já deve ter trabalhado com alguém que, pela falta de energia e entusiasmo, desmotivou todo o resto da equipe. Apesar dos contratempos, obstáculos e frustações, é responsabilidade de cada um da equipe manter-se entusiasmado e assumir sua responsabilidade com uma atitude otimista.

9. Aguarde ingratidão
E qualquer ambiente de trabalho profissional, é esperado que todos da equipe sejam eficientes e trabalhem intensamente. Não há necessariamente alguém lhe parabenizando pelo ótimo trabalho que você tem feito. De fato, muitas pessoas não sabem reconhecer a dedicação do colega em empenhar-se para o sucesso do grupo. E aguardar por elogios pode ser uma tarefa frustrante. Porém, o prazer em receber algum, é muito maior quando não há expectativa.

10.  Não dê importância às trivialidades
Um dos segredos da eficiência de um profissional, é a capacidade de manter as metas e responsabilidades em perspectiva. É raro um profissional ter tempo de sobra para poder se preocupar com questões insignificantes. A equipe pode qualificar os contratempos em ordem de importância, para superar o estresse e atingir as metas dentro do prazo.