Lideran�a e persist�ncia

10/08/2016 14:00:00


Por Priscila Theodora 

Liderança não é um cargo, mais um papel a se desenvolver. Um bom líder é papel fundamental no sucesso de uma organização, mas a obtenção de grandes resultados requer dele paciência e persistência. Motivar diferentes pessoas e opiniões a realizar um objetivo comum proposto por um líder requer muito trabalho.

Em uma organização trabalham pessoas com personalidades distintas e nem todas buscam o mesmo resultado. É por isso que existem os líderes, pessoas que exercem uma influência natural sobre as outras e constituem uma equipe em prol do mesmo resultado, mesmo com ideias diferentes.

Mas não é tão simples como parece.  Até conseguir a confiança e a harmonia da equipeo líder faz um trabalho árduo, o processo é gradativo e deve ser policiado a todo o momento.

O líder trabalha com o comportamento e o emocional das pessoas e o bom líder é aquele que sabe exercer sua autoridade sem ser arrogante. “Respeita para ser respeitado”. Ele deve enxergar sua equipe como formada por parceiros e não subordinados, saber elogiar ou até mesmo criticar de maneira correta, pois as pessoas hoje em dia não querem ser manipuladas por outras e, quando o fazem, é por alguma recompensa. 

O líder deve estar sempre disponível e ser um bom ouvinte, ser responsável e ético, demonstrar amor pelo que faz, ser criativo e entusiasmado, além de estar sempre atento aos resultados.

Muitas pessoas doam tudo de si para a organização e persistem nisso no objetivo de chegarem a ser um líder, mas enganam-se pensando que ao chegar lá tudo será mais fácil. Se manter um bom líder vai exigir de você muito mais dessa dedicação e persistência.

A cada dia novos desafios surgem e o líder deve estar preparado para demonstrar seu potencial e suas habilidades, não desanimar perante os obstáculos.

Se você já exerce o papel de líder na sua organização seja um líder de sucesso, alcance sua auto realização e motive os outros para o mesmo. Mas se você ainda quer se tornar um , não desanime. Em ambos os casos, o processo é longo e objrtivo não se atinge sozinho, por isso, persista.

Fonte: www.administradores.com.br