Um segredo para melhores relacionamentos profissionais

06/07/2016 16:00:00


Por Alcides Maciel 

Dale Carnegie nos ensina sete segredos para termos melhores relacionamentos pessoais e profissionais.

Hoje vou te contar um desses segredos.

O segredo de Carnegie é bem simples: faça sempre a outra pessoa sentir-se importante.

Pois, como disse William James, “O mais profundo princípio na natureza humana é o desejo de ser apreciado".

Ou, como resumiu Jesus, “faça aos outros o que quer que os outros lhe façam”.

E não é necessário fazer grandes coisas. Carnegie nos mostra que algumas pequenas cortesias já são suficientes para provocar grandes efeitos, como: “Sinto incomodá-la”, “Teria você a bondade de..”., “Queira fazer-me o favor”, “Muito obrigado”.

Se você não tem o costume de utilizar essas pequenas cortesias, faça um teste, comece a utilizá-las no dia a dia, transforme seus hábitos, e veja os resultados que isso te trará. Você perceberá que as pessoas ao seu redor se tornarão mais agradáveis e amáveis.

Uma outra forma de fazer a outra pessoa se sentir importante é elogiar algo dela, principalmente alguma característica ou habilidade incomum que ela possua.

Carnegie nos dá um exemplo: ele foi ao correio e avistou um empregado com o rosto cansado desanimado. Carnegie elogiou seus longos cabelos, que se destacavam, o que fez o outro sorrir e se sentir satisfeito, tornando a conversa e o atendimento mais agradáveis.

Se você trabalha com atendimento ao público, ou vendas, essa estratégia pode até mesmo aumentar seus resultados, além de sua satisfação e a dos seus clientes e colegas.

Quando eu trabalhava no banco, muitas vezes eu conversava com os clientes sobre assuntos específicos deles, como um cliente que gostava de viajar para pescar. Ao adotar esse hábito eu consegui me tornar mais próximo dos clientes e obter melhores resultados, além de ver os clientes mais satisfeitos.

Já aconteceu de você elogiar algo de particular de uma pessoa, ou até mesmo somente fazer uma pergunta e a outra pessoa ficar horas falando sobre aquilo? Seja algo que ela gosta de cuidar, como um jardim, quadros que pinta, ou algum hobbie como viagens, pescarias, mostre interesse e você verá aquela pessoa contar para você de forma apaixonada por vários minutos, às vezes por horas!

Se você demonstra interesse genuíno pelos interesses de outra pessoa, ela terá maior apreço por você e gostará mais de sua companhia. Ou seja, ela ficará mais satisfeita com você e em troca você ganhará melhores relacionamentos.

Então, resumindo, uma forma de tocar o coração de uma pessoa é fazê-la compreender, de maneira sutil, que você reconhece a importância dela com relação a algo em que ela se destaque, e faça isso de forma sincera. Com isso, você conquistará sua simpatia.

Fale com as pessoas a respeito delas mesmas e elas o ouvirão por muitas horas!