Plataforma integrada ao eSocial auxilia gest�o da sa�de do trabalhador

18/09/2018 10:00:00

Ferramenta lan�ada pelo Sesi atende �s exig�ncias do Governo Federal

Plataforma integrada ao eSocial auxilia gesto da sade do trabalhador
Foto: Divulga��o

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) lançou na segunda-feira, dia 17, no Instituto da Indústria, em Joinville, a plataforma SESI Viva +.

A ferramenta permite fazer a gestão dos indicadores de saúde e segurança do trabalhador, informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais.

A plataforma está integrada ao eSocial, sistema que unifica, padroniza e torna 100% digital a comunicação de contribuições previdenciárias, folha de pagamento, acidente de trabalho, aviso prévio e o FGTS, por exemplo.

Representantes de 225 empresas participaram do evento.

O presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, lembrou que empresas com mais acidentes e afastamentos pagam mais impostos e tributações mensais sobre a folha de pagamento do que aquelas com menos afastamentos e melhores resultados na promoção da saúde do trabalhador:

“Com essa plataforma, as empresas poderão avançar fortemente para realizar uma boa gestão da saúde de seus trabalhadores. Esta é uma agenda que precisa estar entre as prioridades da mais alta gestão das organizações. É assunto para o presidente da companhia. Profissionais saudáveis são ativos estratégicos e constituem, sim, diferencial competitivo para os negócios”.

O diretor superintendente do Sesi Nacional, Rafael Lucchesi, afirmou que o mundo está se transformando de uma forma muito veloz e que a promoção da saúde é uma tendência internacional:

“Temos que ter uma dupla jornada, pois não fizemos nosso dever de casa. Precisamos ser capazes de atender as novas necessidades que são decisivas para uma realidade que se transforma. A quarta revolução vai mudar substancialmente tudo o que produzimos e a vida humana. Ela não é neutra”.

O eSocial abrange em todo o país cerca de 4 milhões de empregadores e 44 milhões de trabalhadores, conforme dados do Governo Federal.

Em Santa Catarina, só na indústria são cerca de 50 mil estabelecimentos, dos quais 98% de micro e pequeno portes, e cerca de 700 mil trabalhadores.

Saiba mais sobre a plataforma clicando aqui