Tecnologia da IPM Sistemas torna gest�o de sa�de mais eficiente

17/09/2018 16:00:00

Solu��o foi implantada h� um ano pela Prefeitura de Rio do Sul

Tecnologia da IPM Sistemas torna gesto de sade mais eficiente

Os brasileiros gastam cerca de 88 dias por ano resolvendo burocracias, grande parte deles com serviços públicos segundo dados de um levantamento do Banco Mundial.

Essa ineficiência dos governos custa caro não só para os cidadãos, mas para os próprios órgãos públicos.

Nos municípios, por exemplo, enquanto a receita subiu 13,6%, de 2010 a 2016, a despesa cresceu 16,8%, puxada principalmente pelos gastos com pessoal e custeio.

Resultado: faltam recursos para investimentos, que nos últimos cinco anos teve queda de 16,4% nas gestões municipais.

Os dados são do estudo Desafios da Gestão Municipal, elaborado pela consultoria Macroplan, que avalia o cenário das 100 maiores cidades do país.

Para mudar essa realidade, a tecnologia é uma aliada, de acordo com a fundadora do BrazilLAB, Letícia Piccolotto Ferreira:

"Além de agilizar os processos, a tecnologia pode aumentar a transparência e ampliar a participação do cidadão na construção de políticas públicas. A instituição, que tem como objetivo aproximar empreendedores tecnológicos do poder público, reuniu recentemente em São Paulo especialistas nacionais e internacionais em tecnologia para governos com a proposta de mostrar como a digitalização pode tornar a gestão pública mais eficiente e menos onerosa".

Em Santa Catarina, a  Prefeitura de Rio do Sul implantou um sistema com o objetivo de melhorar o atendimento de saúde.

Entre os serviços oferecidos pela plataforma, desenvolvida pela IPM Sistemas, estão o reagendamento de consultas médicas, o acesso a exames já realizados e a verificação da disponibilidade de medicamentos no posto de saúde.

O cidadão pode acessar o sistema via computador ou aplicativo no celular. 

Confira detalhes da solução clicando aqui