Vendas em supermecados de SC caem 2,94% em julho

11/09/2018 14:00:00

�ndices s�o da pesquisa mensal Term�metro de Vendas, da Acats

Vendas em supermecados de SC caem 2,94% em julho
Foto: Divulga��o

As vendas do setor supermercadista catarinense foram negativas no mês de julho, com -2,94% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Dentro deste ano, na comparação de julho com junho, houve uma leve reação, +0,13%, insuficiente para reverter o acumulado que continua negativo, com -1,10%.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA.

De acordo com a entidade, o resultado deste ano reflete a inconsistência da recuperação econômica, que acaba não acontecendo dentro do que se imaginava pelo momento conjuntural que agora se atrela à campanha presidencial.

Segundo o presidente da Acats, Paulo Cesar Lopes, “as incertezas geradas pela política afetam diretamente a dinâmica de mercado na questão dos investimentos.  Do ponto de vista conjuntural, o que impede uma recuperação mais consistente é a falta de perspectivas na geração de novos empregos e a pressão pelo alto nível de endividamento das famílias brasileiras, o que restringe bastante a capacidade de gastos a partir da massa salarial existente, com reflexos diretos no setor de supermercados”.

 

MAIS CAUTELA

A nova sondagem do termômetro feita com os empresários mostrou que ocorreu uma mudança em relação ao início do ano. 

Passado o primeiro semestre, para 50% dos empresários pesquisados, o setor supermercadista catarinense conseguirá uma leve recuperação e fechará o ano no mesmo patamar de 2017.

Do contingente que foi entrevistado, 37,5% mantém a postura otimista acreditando num crescimento de até 2,5% este ano.

Outro grupo, com 12,5% das respostas, acha que o resultado será negativo, em torno de -0,50%.

Foram entrevistados empresários de todas as regiões catarinenses os quais representam empresas de todos os portes.