Empresas formadas por universit�rios impulsionam surgimento de neg�cios em Florian�polis

14/08/2018 13:00:00

Atualmente, existem 32 empresas juniores em Santa Catarina

Empresas formadas por universitrios impulsionam surgimento de negcios em Florianpolis

Florianópolis é a cidade brasileira com maior número de startups por habitante, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

A densidade de empreendimentos deste tipo na capital de Santa Catarina é quase dez vezes maior que São Paulo, líder em números absolutos.

O desenvolvimento desses negócios indica a participação, cada vez mais ativa, de jovens no empreendedorismo local.

Iago Maciel, presidente da Brasil Júnior, organização que representa as mais de 600 empresas juniores brasileiras, destaca que "é notável o potencial de Santa Catarina. Possivelmente, muitas empresas foram ao estado motivadas pela quantidade de pessoas qualificadas e outras surgiram pela visão empreendedora de uma cidade em pleno desenvolvimento. O incentivo no setor é fundamental para que este progresso seja contínuo e as empresas juniores são a prova disso".

Atualmente, existem 32 empresas juniores no estado catarinense.

Em 2017, elas, juntas, desenvolveram 535 projetos e faturaram mais de R$ 1.2 milhão.

Enquanto só nos primeiros sete meses de 2018, já foram fechados 413 projetos e mais de R$ 800 mil de faturamento.

Iago comenta que o preço dos serviços chega a ser 40% mais barato do que no mercado convencional e todo o valor recebido é aplicado no aprimoramento dos próprios estudantes:

Diego Calegari, fundador do Politize!, organização sem fins lucrativos que busca disseminar educação política, ressalta que "participar do movimento Empresa Júnior despertou meu interesse por empreendedorismo e me ajudou a desenvolver habilidades essenciais, como gestão de time, comunicação e relacionamento".

 

Sobre Brasil Júnior

Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) é a instância que representa as Empresas Juniores brasileiras, que proporcionam educação empreendedora, por meio da vivência empresarial durante a formação acadêmica para estudantes universitários de todas as regiões do país.

Hoje está presente em 25 estados brasileiros, por meio de federações estaduais, totalizando mais de 600 empresas juniores e, aproximadamente, 20 mil empresários juniores em 208 universidades.