Rumo aumenta volume transportado no segundo trimestre de 2018

09/08/2018 12:00:00

Empresa atua no ramo da log�stica com base ferrovi�ria independente no Brasil e na Am�rica Latina

Rumo aumenta volume transportado no segundo trimestre de 2018

A Rumo registrou aumento do volume transportado no trimestre de 2018, conforme divulgação feita para o mercado na última terça-feira, dia 7.

A empresa atua no ramo da logística com base ferroviária independente no Brasil e na América Latina.

Operacionalmente, a Rumo chegou a um volume total transportado de 13,5 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil) no trimestre.

O número representa um aumento de 9% do que registrado no mesmo período em 2017.

No semestre, o volume subiu 13%, alcançando 25,3 bilhões de TKU.

Mesmo com a greve dos caminhoneiros em maio (que impactou o transporte de grãos vindos do Mato Grosso), os volumes transportados em abril e junho subiram, em média, mais de 15%.

 

SOJA

A soja foi o produto agrícola com maior volume.

No segundo trimestre, foram 7,7 milhões de TKU, 25% a mais do que no segundo trimestre de 2017.

No acumulado, a Rumo transportou 17,5% a mais da commodity, que chegou ao total de 14,3 milhões de TKU. 

De acordo com o vice-presidente Financeiro da Rumo, Ricardo Lewin, os números apresentados refletem o planejamento organizado da empresa:

“Estamos crescendo em volume com eficiência em custos”, afirma Lewin. “Isso nos permite continuar avançando em nossos resultados”.

Nos produtos industriais, o transporte que mais cresceu foi o do segmento de madeira, papel e celulose: 461 mil TKU no segundo trimestre de 2018.

Isso significa um aumento de 78% em relação ao mesmo período de 2017.

No acumulado desses seis primeiros meses, o percentual ficou acima dos 100%: foram 929 mil TKU em 2018 ante 441 mil do ano passado.

Dentre os indicadores de desempenho, houve redução de 7% no consumo total de diesel pela frota de locomotivas da companhia.

 

EXPECTATIVAS

O cenário em 2018 tende a se manter positivo para a Rumo. Estimativas de mercado da companhia apontam um crescimento de 4% para a safra de soja 2017/2018 frente à anterior, tanto no Brasil como no estado do Mato Grosso, reforçando a expectativa por uma safra recorde. 

 

SOBRE A RUMO

Operadora logística com base ferroviária independente do Brasil e América Latina.

Tem mais de 12 mil quilômetros de trilhos formados por quatro concessões em seis estados: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Com mil locomotivas e 25 mil vagões, a empresa oferece uma gama completa de serviços interligando centros de produção, polos consumidores e portos marítimos.