Munic�pios compartilham solu��es tecnol�gicas durante F�rum de Cidades Digitais

01/08/2018 16:00:00

Objetivo � tratar de moderniza��o e efici�ncia dos servi�os p�blicos atrav�s de investimentos em tecnologia

Municpios compartilham solues tecnolgicas durante Frum de Cidades Digitais
Pronto Mobile, da Prefeitura de Blumenau. Foto: Michele Lamin

No dia 16, prefeitos e gestores públicos participam em Brusque do II Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Brusque.

O evento acontece no Auditório UNIFEBE - Centro Universitário de Brusque.

O objetivo é tratar de modernização e eficiência dos serviços públicos através de investimentos em tecnologia.

Os prefeitos de Blumenau, Mário Hildebrandt, e de Pomerode, Ércio Kriek, falam das inovações implantadas na Saúde e na Segurança Pública em suas localidades, respectivamente.

Quem acessa o aplicativo Pronto Mobile em Blumenau tem à disposição uma série de informações atualizadas, como histórico de atendimentos e vacinação, prescrições e mapeamento das unidades de saúde.

Já Pomerode, começou a implantar câmeras OCR que fazem a leitura das placas dos veículos com o intuito de auxiliar o trabalho da polícia na cidade.

As Prefeituras de Timbó e Rio dos Cedros também compartilham as tecnologias educacionais adotadas nos municípios para impulsionar o ensino e para ter maior controle de gestão.

Conforme explica o diretor da RCD, José Marinho, ainda serão abordadas no evento políticas públicas e soluções de mercado com o objetivo de facilitar o planejamento municipal voltado para as Tecnologias da Informação e Comunicação:

“É o espaço para trocar experiências, conhecer modelos e ideias que contribuam com o processo de inovação das cidades. Essa discussão regional, fomentada pela RCD em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, vem levando informação que antes era privilégio apenas dos grandes centros urbanos”.

Ele destaca ainda que a iniciativa, atualmente realizada em seis estados, vem se tornando referência e ponto de encontro de gestores públicos interessados no universo das cidades digitais e inteligentes:

“A tecnologia é transversal na administração pública e essencial aos municípios que buscam agilidade e ganhos em arrecadação. Por isso, cada vez mais, as Prefeituras estão buscando na tecnologia a solução para diversos problemas que atingem o cidadão”.

A primeira edição aconteceu em 2015, em Blumenau, e reuniu prefeitos, gestores e vereadores de mais de 20 municípios.

O evento conta com o patrocínio da 1DOC e Inovadora Sistemas, além do apoio da AMMVI e do Hotel Innovare.

Mais informações: forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812 








O triunfo da cooperação

Artigo por Neivor Canton, Presidente da Aurora Coop