Associa��o Brasileira de Internet Industrial anuncia crescimento e j� conta com 50 associados

31/07/2018 21:00:00

Empresa catarinense, Krona Tubos e Conex�es, busca melhorar sua efic�cia industrial

Associao Brasileira de Internet Industrial anuncia crescimento e j conta com 50 associados

Dados da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) apontam que a adoção de IIoT pela indústria está mais acelerada no primeiro semestre deste ano e a entrada de novos associados à ABII comprovam o aumento do interesse das empresas pelo assunto.

José Rizzo, presidente da ABII, destaca que no total, são 50 companhias associadas, destas 18 entraram no primeiro semestre desse ano:

“A adoção de Internet Industrial têm sido pauta das indústrias já há algum tempo, porém, na primeira metade deste ano percebemos que o ritmo acelerou e o tema tem sido colocado como uma estratégia para o negócio. Isso se comprova com a chegada de novos associados para debater a adoção de IIoT no Brasil, empresas de peso, como Krona, Porsche Consulting e Embraer”.

Uma das principais iniciativas da ABII é a condução dos chamados testbeds, que são experimentos controlados nos quais soluções de Internet Industrial são desenvolvidas e testadas.

Para a empresa catarinense Krona Tubos e Conexões, a IIoT já é uma realidade e não há como deixar de trilhar este caminho.

Edson Fritsch, superintendente industrial da Krona Tubo e Conexões comenta que a empresa busca melhorar sua eficácia industrial para criar e manter uma vantagem competitiva no mercado em que atuam:

“Entendemos a importância e a abrangência da IIoT, sabemos que é um longo caminho, razão pela qual aderimos ao movimento e já estamos trabalhando no levantamento e priorização das inúmeras oportunidades. Algumas iniciativas estão em andamento nos processos produtivos, ainda em fase inicial, mas que já começam a mostrar seu potencial na busca dos objetivos da excelência operacional. Esta é uma tarefa colaborativa, que exige usar todos os recursos atualmente disponíveis e desenvolver novas possibilidades e recursos, que ampliem oportunidades. Assim, nos associamos à ABII para somar esforços. A atmosfera nos grupos de trabalho da ABII e o alto nível de discussão dos temas nos deixam felizes por fazer parte deste processo e, ao mesmo tempo, ansiosos pelas entregas projetadas. A IIoT já é uma realidade e não há como deixar de trilhar este caminho”.

Rizzo ainda ressalta que a ABII, outras entidades e órgãos do próprio Governo têm trabalhado para levar a mensagem da IIoT ao maior número possível de lideranças empresariais:

“Muito foi feito no ano passado, mas pretendemos acelerar a divulgação em 2018. Daí para a efetiva adoção, temos um processo que entendo ter três etapas: compreensão, priorização e execução. As empresas precisam primeiramente perceber o potencial impacto que a Internet Industrial terá na maior parte dos negócios. É preciso criar um grupo interno dedicado ao tema para avaliar as ameaças e oportunidades para seu negócio e iniciar a jornada de transformação, que passará pela execução de projetos pilotos para validação de tecnologias e conceitos”.

 

Potencial da Internet Industrial

No Brasil, o mercado de Internet Industrial das Coisas (IIoT) movimentou US$ 1,35 bilhão em 2016, sendo que a indústria automotiva e manufatura foram as mais relevantes, de acordo com estudo da Frost & Sullivan.

A Transformação Digital engloba tecnologias emergentes como inteligência artificial, nuvem, analytics, robótica avançada e internet das coisas.

É neste contexto que avança a Internet Industrial, conectando equipamentos e máquinas que, até então, operavam isoladamente e gerando grande volume de dados em tempo real.