Joinville inaugura Centro de Concilia��o Trabalhista

30/07/2018 08:00:00

6� unidade do estado objetiva um ambiente de coopera��o, ampliando o n�mero de acordos

Joinville inaugura Centro de Conciliao Trabalhista

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) inaugurou na sexta-feira, dia 27, o Centro de Conciliação de Joinville (Cejusc).

A sexta unidade do estado nasce com o objetivo de criar um ambiente que favoreça o clima de cooperação e estimule o diálogo entre as partes, ampliando o número de acordos. 

Os Centros de Conciliação seguem as diretrizes recomendadas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, destacou que o novo espaço vai dar aos litígios da jurisdição um momento especial, longe da sala de audiências:

“Aqui se afirma a ideia de que conciliar é conciliar e processar é processar. A conciliação descola-se do processo e passa a ter seu momento majestático, o espaço onde ela é rainha e senhora”.

O prefeito de Joinville, Udo Döhler, disse que a implantação do Cejusc é um momento importante para o município:

“A conciliação é capaz de reduzir o nível de tensão, de nos deixar distante do estresse que uma briga judicial sempre traz. O nosso coração agradece”.

Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), o secretário-geral da Subseção da Ordem em Joinville, Lucas Hildebrand, pontuou que a Justiça do Trabalho é reconhecida pelos colegas como o ramo mais eficiente e célere do Judiciário, e também com grande capacidade de conciliar as partes litigantes:

“A iniciativa de ampliação da estrutura voltada à conciliação sinaliza que esse saudável viés continua a receber poderosos estímulos, o que é digno de nota e aplauso”.