Cia Hering fecha segundo trimestre do ano com lucro l�quido de R$ 57,2 milh�es

27/07/2018 12:00:00

Empresa anunciou um novo ciclo focado na estrutura organizacional e consumidor

Cia Hering fecha segundo trimestre do ano com lucro lquido de R$ 57,2 milhes

O desempenho operacional do segundo trimestre de 2018 da Cia. Hering, de Blumenau, foi apresentado ao mercado nesta quinta-feira, dia 26.

A organização encerrou o segundo trimestre de 2018 com receita bruta de R$ 420,4 milhões.

O número representa um declínio de 12,7% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

O lucro líquido alcançou R$ 57,2 milhões, queda de 34,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já o EBITDA atingiu R$ 58 milhões no trimestre, o que significa um decréscimo de 20,9% sobre o segundo trimestre do ano passado com margem de 16%.

O diretor de Finanças e Relações com Investidores da Cia. Hering, Rafael Bossolani, destacou que o segundo trimestre do ano foi marcado por eventos externos que impactaram negativamente os resultados companhia:

“As temperaturas mais elevadas do que a média histórica registrada nos meses de abril e maio, notadamente nas regiões Sul e Sudeste, áreas que representam cerca de 80% do faturamento, prejudicaram a venda das coleções frias realizadas no período; e a greve dos caminhoneiros, ocorrida durante 11 dias no mês de maio, interrompeu a distribuição dos produtos e de matérias primas, atingindo a produtividade nas plantas fabris e prejudicando as reposições de pedidos. Os jogos de futebol também reduziram muito o fluxo nas lojas”.

 

Omnichannel

De acordo com o presidente da Cia. Hering, Fabio Hering, diante deste cenário desafiador e apesar da lenta retomada do crescimento econômico, a companhia permanece focada na recuperação sustentável das vendas, na execução das suas prioridades estratégicas e no balanceamento da operação.

Durante o segundo trimestre deste ano, a empresa evoluiu na implementação e na ampliação do omnichannel.

Fabio destaca que o conceito propicia uma oferta maior da disponibilidade de artigos nos pontos de vendas e a integração dos estoques:

“No período, concluímos a primeira fase do projeto omnichannel para todas as lojas próprias da nossa rede, um total de 88 estabelecimentos. Na primeira etapa, implementamos as modalidades pick-up in store [consumidor acessa a loja virtual via desktop ou mobile, realiza o pagamento online e opta por retirar o pedido em uma loja física de sua escolha] e showrooming [consumidor efetua a compra em um estabelecimento físico de um produto não encontrado e escolhe recebê-lo em outra loja física ou em sua casa]”.

Ao longo do ano de 2018, as modalidades pick-up in store e showrooming serão ampliadas para as franquias, com projeto piloto em três lojas.

A previsão de implantação em toda a rede é até o fim de 2019.

No total, a companhia chegou a 777 lojas, sendo 757 localizadas no Brasil e 20 no exterior, 16.380 varejistas multimarcas e cinco webstores.

 

Investimentos

Os investimentos no trimestre totalizaram R$ 7,9 milhões, uma queda de 52,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os recursos foram destinados à reforma das lojas próprias e ao projeto omnichannel.

No primeiro semestre do ano, foram distribuídos R$ 70 milhões em proventos, dos quais R$ 30 milhões se referem a dividendos e R$ 40 milhões a juros sobre o capital próprio, correspondentes à destinação do lucro líquido de 2018.

 

FOCO NO CONSUMIDOR

Com o objetivo de reforçar o foco no consumidor, a Cia. Hering anunciou um novo ciclo, no fim de junho, a partir de uma nova estrutura organizacional, na qual foram criadas duas unidades de negócios, uma para Hering e outra para as marcas infantis e a DZARM.

A partir de agora, estas novas diretorias terão uma visão integrada, desde a concepção do produto até a sua comercialização nos canais de distribuição.

Além disso, com o intuito de fomentar e acelerar a cultura digital da empresa, também foi constituída a Diretoria de Transformação Digital.

 

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O triunfo da cooperação

Artigo por Neivor Canton, Presidente da Aurora Coop