Blumenau Ilumina��o comemora 40 anos com crescimento m�dio de 15% nos �ltimos tr�s anos

23/07/2018 17:00:00

Mais de 1,2 mil itens que comp�em o portf�lio da marca blumenauense

Blumenau Iluminao comemora 40 anos com crescimento mdio de 15% nos ltimos trs anos

Em 1978, o empreendedor Orlando Zeno Pamplona, após perder a empresa que tinha na época em um incêndio, mudou de ramo e decidiu iniciar a produção de luminárias em estilo colonial, com um processo exclusivo de cobreamento.

Quarenta anos depois da iniciativa, a Blumenau Iluminação se tornou uma das principais indústrias do segmento no país.

No dia 1º de agosto a empresa celebra 40 anos da marca, que continua sendo administrada pela família do fundador.

 

ATUAÇÃO

Já são mais de 1,2 mil itens que compõem o portfólio da marca, que conta com a linha Colonial, além de uma linha completa de produtos LED, pendentes, plafons e luminárias decorativas.

Gerida pela Pamplona Iluminação, conta com mais de 5 mil pontos de venda ativos em todo o país e 150 profissionais diretos.

Há ainda comercialização para a América Latina e a produção baseada em um crescimento sustentável: média de 15% ao ano desde 2015.

Manter este resultado e uma empresa consolidada, de acordo com o presidente Renato Medeiros, foi desafiador:

"Em 40 anos nunca tivemos momentos fáceis e a estratégia sempre foi a inovação somada a um árduo trabalho. Passamos pela crise do apagão em 2001, com alto volume de lâmpadas fluorescentes compactas entrando no mercado e a diminuição das incandescentes, chegando até a sua proibição há algum tempo. A entrada da China somada a desindustrialização do Brasil foi outro ponto forte de mudança de cultura e reinvenção. Além da chegada do LED alguns anos atrás e a posterior certificação de lâmpadas pelo Inmetro. Em 40 anos os desafios foram inúmeros e continuarão sendo. Temos muito orgulho de nos mantermos fortes e em crescimento passando por todos estes cenários, nos inovando todos os dias".

 

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Renato destaca que outro aspecto importante é o cuidado com as questões que envolvem o meio ambiente.

Somente no ano passado, mais de 139 toneladas de materiais foram destinadas para a reciclagem.

Além disso, a empresa tem espaço específico para a coleta de vidros, plástico, bateria de carro, aço, alumínio e reaproveitamento de água da chuva.

Este, com capacidade de armazenamento de 100 mil litros, abastece a indústria por até 15 dias em processos como produção, jardinagem, manutenção de lagos e limpeza dos banheiros, diminuindo os impactos no meio ambiente.