Na Alemanha, comitiva de Brusque assina compromissos para mobilidade e produ��o de energia fotovoltaica

23/07/2018 16:00:00

Objetivo � resolver problemas com a mobilidade da cidade al�m de gera��o de formas alternativas de energia

Na Alemanha, comitiva de Brusque assina compromissos para mobilidade e produção de energia fotovoltaica

A delegação brusquense na Alemanha esteve na quinta-feira, dia 19, um dos seus dias mais importantes de intercâmbio institucional.

Na ocasião, durante reunião do Conselho Distrital de Karlsruhe, foram firmados dois novos programas que irão impactar diretamente o município de Brusque, expandindo o já existente acordo de cooperação previsto por meio do projeto 50 Parcerias Municipais pelo Clima.

A assinatura do convênio quadripartite envolve Brusque, Distrito de Karlsruhe, Universidade de Karlsruhe e Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), objetivando a elaboração de um Plano de Mobilidade Sustentável.

Além de um estudo do Potencial de Produção de Energia Fotovoltaica para o município.

William Molina, secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, em seu discurso na sessão plenária, detsacou que:

“A nossa cidade, sendo valorizada por um distrito composto por 32 municípios, mostra que Brusque é destaque mundial nessas parcerias. Estamos cumprindo nossos compromissos, cumprindo com nossas obrigações e, agora, temos novas tarefas. Esses dois projetos foram assinados e começam, então, a ser liberadas as verbas para execução, tanto aqui na Alemanha, através dos órgãos de fomento, quanto para a Prefeitura de Brusque”. 

 

Sobre as novas ações

Resolver os problemas de mobilidade urbana em Brusque, de maneira sustentável, é o objetivo do estudo que será realizado através da cooperação internacional.

Desestimular o uso massivo do carro, melhorar o transporte coletivo, estimular o transporte não motorizado e criar, de forma coerente, a integração do uso do solo e transporte, são metas adicionais das atividades previstas no acordo.

No que diz respeito ao segundo projeto, a intenção é mensurar o potencial de produção elétrica fotovoltaica, instalando estações pilotos em prédios e ou praças públicas de Brusque.

A medida estimulará a geração limpa de energia, contribuindo para as causas das 50 Parcerias municipais pelo Clima.