Projeto da UFSC � selecionado em programa de empreendedorismo universit�rio do Instituto TIM

20/07/2018 11:00:00

Centrics foi desenvolvido por alunos de Engenharia de Controle e Automa��o

Projeto da UFSC  selecionado em programa de empreendedorismo universitrio do Instituto TIM

De um aplicativo de compra e venda de moedas estrangeiras entre pessoas físicas até uma turbina eólica de baixo custo.

Uma máquina automática de milk-shakes acionada por tablet e um equipamento autônomo para aplicação de defensivos agrícolas, passando por um dispositivo eletrônico de mobilidade inteligente para cegos.

Esses são alguns dos projetos selecionados para a quarta edição do Academic Working Capital, programa de empreendedorismo universitário do Instituto TIM.

Para a edição de 2018, foram selecionadas 32 equipes de faculdades de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Bahia. 

Em Santa Catarina, o projeto Centrics, desenvolvido por alunos de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para gerenciar etapas e atividades da jornada do sucesso do cliente, é um dos selecionados.

O programa é voltado para estudantes em fase final de graduação que possuem seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de solução tecnológica ou de inovação.

Os universitários recebem acompanhamento, orientação de negócios e recursos financeiros para transformar sua ideia em um produto ou negócio.

No fim do ano, participam de uma Feira de Investimentos e podem apresentar suas soluções para profissionais do mercado e investidores. 

Em suas três primeiras edições, o AWC já apoiou o desenvolvimento de cerca de 80 projetos.

Luis Minoru Shibata, presidente do Instituto TIM, destaca que:

“Nós já iniciamos o cronograma de 2018 com os workshops e orientação para os projetos, que são bastante variados. Temos equipes trabalhando com sistemas mecatrônicos, Internet das Coisas, tecnologias sociais, reciclagem, mobilidade, gestão de empresas e segurança, dentre outros. nos três primeiros anos vimos uma clara evolução, o que nos deixa animados para o desenvolvimento das turmas desse ano".