| Publicado em: 17/07/2018 12:00:00

Mostrar como o seu produto ou serviço pode ajudar é o passo inicial para conquistar um futuro cliente.

Por isso, fazer uma boa apresentação é essencial e no meio corporativo muito tem se falado em storytelling, que significa contar histórias.

Mas, de acordo com o mentor de narrativas da Narrative, Olavo Pereira Oliveira, só isso não compreende toda a dimensão que está por trás do termo:

“A questão não é nem o que significa storytelling, mas para o que serve. E, de forma, simples, acredito que o storytelling é uma ferramenta a serviço da conexão. Primeiro, a conexão consigo mesmo, com sua história, para então, conectar-se com outras pessoas”.

 

SOBRE O EVENTO

“Transformando apresentações de venda em narrativas que conectam” será o tema da palestra de Olavo na Convenção Nacional de Canais WK 2018, evento promovido pela WK Sistemas, em Blumenau. 

Nesta edição deve reunir mais de 100 participantes de canais de distribuição que atuam para a empresa em todo o Brasil.

Com o tema “Quem inova, surpreende!”, o encontro vai contar com outras seis palestras e dois workshops entre os dias 20 e 21 de julho.

 

Olavo adiantou algumas dicas que serão dadas durante a convenção para quem quer fazer uma boa apresentação:

Dizem que a primeira impressão é a que fica. Como deve ser o início de uma apresentação para que o cliente queira saber ainda mais?

Olavo: Sendo o momento onde você começa a construir uma conexão com outra pessoa, é importante ter em mente entender o que a motivaria a continuar nessa conversa. Logo, não é uma apresentação sobre você, sua empresa, seu produto, e sim sobre as dores, os desafios que essa pessoa enfrenta e que estão relacionados àquilo que você se propõe a entregar. Acredito que, antes da apresentação, vem a conversa. E nessa conversa, antes de contar algo, você precisa saber escutar. Pois é dessa escuta que nascerão os elementos que você transformará em uma narrativa quando for, então, se apresentar.

 

O que não pode faltar em uma boa apresentação?

Olavo: Uma boa narrativa. Essa vai existir independente da ferramenta que você usa durante a reunião, sejam slides, vídeo, ou quaisquer materiais de apoio.

 

Como deixar a narrativa mais humanizada?

Olavo: Entendendo que uma história não é sobre conceitos, adjetivos, frases de efeito. É sobre pessoas. Logo, mais do que apresentar uma missão, visão e valores, a narrativa precisa contar como essa missão é vivida, como os valores são vivenciados no dia a dia, o porquê de determinada visão,trazer exemplos concretos e reais. Falar de escolhas e suas consequências, de aprendizados e de sonhos.

 

Quais elementos devem ser usados para conquistar o cliente?

Olavo: Acredito que a conquista é uma consequência da conexão que é estabelecida com o interlocutor. E o apresentador é responsável por pelo menos metade desse processo por meio de uma comunicação eficaz e de uma boa narrativa. A outra metade depende da outra pessoa e de diversos fatores que podem influenciar para que essa conquista se efetive ou não. E isso é natural. Falando da parte que cabe ao apresentador, vejo como essencial contar uma história que fale de um conflito que o seu interlocutor perceba como algo verdadeiro, que ele vivencia. A partir daí, mostrar como é possível lidar com as consequências desse conflito, como virar esse jogo, chegar a um lugar melhor, e aí entra o papel da empresa e da sua solução nesse contexto.

 

Existe uma linguagem ideal ou isso varia de acordo com o perfil de cada empresa?

Olavo: Talvez a mais importante ferramenta de uma apresentação seja o próprio apresentador. Sua postura, voz, gestos, olhar e segurança ao falar em público são os elementos essenciais para transmitir emoção e conseguir se conectar com sua audiência. A partir daí, se for utilizar algum recurso visual, é desejável que ele seja complementar ao discurso do apresentador. Apresentação é uma mídia audiovisual, sendo que o áudio está com o apresentador e o visual está na tela. Ao colocarmos muito texto na tela e ler slides, desperdiçamos o potencial dessa mídia e criamos um elemento que compete com o apresentador pela atenção da audiência.

 

A pessoa que está fazendo a apresentação também precisa estar preparada. Que dicas você dá para quem estará neste papel?

Olavo: Considero muito importante que, antes de ter um material de apresentação em mãos, que o apresentador exercite sua narrativa sem nenhum suporte visual e, se possível, peça para alguém gravá-lo. Assistir-se é um exercício magnífico de autoconsciência, nos ajuda a enxergar nossos vícios e o que precisamos para aprimorar a expressividade do corpo e da fala.

 

SOBRE A WK SISTEMAS

Fundada em 1984, a WK Sistemas está localizada em Blumenau.

A empresa, desenvolvedora de soluções ERP e especialista na área contábil e fiscal, possui mais de 100 mil cópias comercializadas em todo Brasil.

São 70 canais ativos, com um projeto recém-lançado para expansão de parceiros, e cerca de nove mil empresas usuárias das soluções em todo o país.

Atualmente possui 150 funcionários.



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