Vendas nos supermercados de SC crescem 4,15% em maio

11/07/2018 17:00:00

�ndices foram apurados na pesquisa mensal do Term�metro de Vendas, da Acats

Vendas nos supermercados de SC crescem 4,15% em maio

As vendas do setor supermercadista catarinense tiveram um aumento de 4,15% no mês de maio, comparado ao mesmo mês do ano passado.

Em relação a abril deste ano, o aumento foi de 7,25%.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA.

O presidente da entidade, Paulo Cesar Lopes, destaca que mesmo considerando a greve dos caminhoneiros, o resultado de maio mantém o ritmo de oscilações que já é uma realidade no setor supermercadista desde o ano passado:

“Estamos convivendo com essa nova tendência procurando tirar proveito com as melhores estratégias para atrais os consumidores. Temos consciência de que é um reflexo do bolso mais apertado para boa parte das famílias catarinenses e brasileiras”.

 

Paralisação dos caminhoneiros

A mobilização dos caminhoneiros ocorrida no final de maio, especificamente nos dez últimos dias do mês, representou um período de vendas acima do normal para os supermercados catarinenses.

Uma pesquisa da ACATS apontou que 64% de supermercadistas tiveram vendas superiores neste período, com percentuais variando entre 1% e até 15%.

Paulo destaca que o resultado indica um comportamento preventivo dos consumidores neste período:

“Como não havia um indicativo seguro de quanto tempo a paralisação duraria, muitas famílias optaram por reforçar o estoque de alimentos e de produtos de primeira necessidade, o que motivou essa curva ascendente de vendas”.