Tecnologia que utiliza Intelig�ncia Artificial favorece a gest�o de operadoras de sa�de

10/07/2018 21:00:00

Desenvolvida pela Softplan, solu��o ser� utilizada pela Unimed Florian�polis a partir deste m�s

Tecnologia que utiliza Inteligncia Artificial favorece a gesto de operadoras de sade
Gustavo Gomes Bublitz. Foto: Divulga��o

Idealizado por uma equipe especialista em ciência de dados e de saúde, o software Dictas utiliza inteligência artificial para otimizar os custos das operadoras de saúde e aumentar a eficácia dos serviços, aumentando os benefícios aos seus assistidos.

A tecnologia foi desenvolvida pela Softplan, de Florianópolis, e começa a ser utilizada pela Unimed Florianópolis a partir de julho.

O Dictas possibilita o acesso a diversos painéis de indicadores, usando tecnologias de machine learning, bigdata e advanced analytics, além de inteligência artificial.

Gustavo Gomes Bublitz, head de Soluções de Cuidado com a Saúde da Unidade de Gestão Pública da Softplan, destaca que a solução facilita a tomada de decisões e promove uma gestão estratégica, detectando gastos que são desnecessários e que não beneficiam os assistidos pelos planos:

“Fizemos um estudo de mercado de saúde e identificamos um alto desperdício de recursos. Aplica-se dinheiro na saúde que não traz saúde de fato para as pessoas”.

 

PANORAMA

De acordo com a Associação Médica Americana e com o Instituto de Estudos de Saúde Complementar, de 20 a 30% dos gastos de saúde acabam sendo desperdiçados.

São exames que nunca são buscados, consultas que não são eficazes por não serem na especialidade correta, entre outras situações.

O Dictas faz um mapeamento dessas informações e recomenda ações de gestão, para que os serviços sejam mais eficazes.

O sistema pode atuar, inclusive, na medicina preventiva, identificando exames que poderiam ser realizados como prevenção, para evitar possíveis doenças.

Voltado inicialmente para as operadoras de saúde, o Dictas poderá ser aplicado futuramente na gestão pública.

 
.