Especialista fala sobre perfil de turistas e destaques do setor no estado

09/07/2018 15:00:00

Gelson Walker comenta quest�es que mais fazem sucesso e o que pode melhorar no setor

Especialista fala sobre perfil de turistas e destaques do setor no estado

A mudança percebida no perfil do turista que vem a Santa Catarina não é apenas uma percepção de quem atua no setor.

Ela também foi evidenciada na primeira pesquisa da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Santur sobre o tema.

O destaque positivo foi o acolhimento da população, apontada por 51,4% dos entrevistados, que de acordo com Gelson Walker, diretor da Tô Indo Viagens, é reflexo da diversidade de pessoas:

“Esse ponto é fundamental para que o visitante volte e, aliado a outras questões, como a pluralidade de culturas e oferta de atrações para diferentes perfis, faz de Santa Catarina um estado único, que cada vez mais chama a atenção de visitantes brasileiros e estrangeiros”.

Também foram experiências positivas no estado o quesito alojamento/hospedagem, com 37,8% e limpeza pública, com 26,8%. 

O retorno do turista é outro destaque positivo para o estado, de acordo com Gelson.

Na pesquisa da Santur, 66% das pessoas afirmaram que já haviam visitado Santa Catarina de três a quatro vezes anteriormente.

Segundo o especialista, isso é o retorno de todo o esforço que foi aplicado no turismo interno nos últimos tempos:

“Sabemos que temos muito a melhorar, porém ficamos muito orgulhosos com essas respostas dos turistas. A intenção é justamente que todos os viajantes que venham visitar as cidades tenham vontade de voltar”.

Segundo o consultor, os principais empecilhos para o comércio exterior são a falta de informações e o elevado número de obrigações:

“Contar com o auxílio de pessoas capacitadas faz toda a diferença. Profissionais especializados podem orientar no processo correto de internacionalização, escolhendo países assertivos para compra e venda, reduzindo o tempo de trabalho e otimizando operações. A diminuição de custos internos e facilitação da entrada no comércio internacional também são vantagens”.

A pesquisa destaca ainda questões apontadas pelo visitante como ruins, ou que precisam de melhorias, como os aeroportos - 23,6% das respostas, e a mobilidade, com 13,8%.

De acordo com Gelson, observar esses dados é fundamental para saber em quais pontos é necessário que setor público e privado atuem para ampliar a atratividade da região:

“Investimentos em acessibilidade são questões que sempre são levantadas por viajantes que nos visitam e que não podem passar despercebidas”.