FIESC busca parcerias na Alemanha

26/06/2018 12:00:00

Grupo est� sendo liderado pelo presidente da entidade, Glauco Jos� C�rte

FIESC busca parcerias na Alemanha

A delegação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) participou nesta segunda-feira, dia 25, da abertura oficial do Encontro Econômico Brasil – Alemanha (EEBA).

O grupo, liderado pelo presidente Glauco José Côrte, busca o fortalecimento entre Santa Catarina e a Alemanha em áreas como infraestrutura, energia, inovação, comércio, produtividade e meio ambiente.

Côrte está acompanhado do 1º vice-presidente, Mario Cezar de Aguiar, do diretor 1º secretário, Edvaldo Ângelo, do vice-presidente da entidade para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Júnior, do diretor regional do SENAI, Jefferson de Oliveira Gomes, além da coordenadora do Centro Internacional de Negócios da FIESC, Tatiani Leal.

Entre os compromissos de sábado esteve o lançamento da Germany Business Center, sediada em Joinville.

O objetivo é facilitar negócios e investimentos entre Santa Catarina e a cidade de Colônia, na Alemanha.

No domingo o grupo participou do Fórum de Inovação Brasil-Alemanha, que debateu Indústria 4.0.

Além da entrega do Prêmio Personalidade Brasil – Alemanha.

Nesta edição foram homenageando o presidente do Conselho de Administração da Tramontina, o brasileiro Clovis Tramontina, e do lado alemão, o presidente de honra do Grupo Bosch, Hermann Scholl.

 

Comércio

As exportações catarinenses à Alemanha totalizaram US$ 216,2 milhões no ano passado.

Os principais produtos embarcados foram preparações e conserva de carne, motores e geradores elétricos, partes e acessórios de veículos automotores, madeira compensada e couro bovino.

As importações catarinenses vindas do país europeu somaram US$ 724 milhões no período.

Os principais produtos comprados foram sangue humano e sangue animal para uso terapêutico, partes e acessórios de veículos automotores, reagentes de diagnóstico ou de laboratório e instrumentos para medicina, odontologia e veterinária.

 

O EEBA é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK).