Cervejarias artesanais independentes geraram mais empregos do que as grandes este ano

12/06/2018 15:00:00

Dados correspondem ao primeiro quadrimestre de 2018

Cervejarias artesanais independentes geraram mais empregos do que as grandes este ano
Carlo Lapolli, presidente da Associa��o Brasileira de Cerveja Artesanal

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram mais uma vez a força das pequenas cervejarias para a economia nacional.

No primeiro quadrimestre, as empresas do setor com até 99 funcionários tiveram um saldo positivo de 400 postos de trabalho, enquanto as indústrias de maior porte geraram 351.

Santa Catarina gerou 86 empregos, seguido de Rio Grande do Sul (81) e Minas Gerais (37).

Outro dado relevante é sobre as estruturas com até quatro funcionários, que geraram 297 vagas no período.

O presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli, diz que os números são reflexos das vendas:

“As marcas independentes estão tendo aumento do consumo – e consequentemente na produção e nos empregos – por estarem chegando a mais pontos comerciais. Quando o consumidor entende que a cerveja pode ir além do que está acostumado, geralmente se propõem a provar novos sabores e isso estimula todo o mercado”.

Ainda de acordo com ele, mudanças na questão tributária poderiam ampliar ainda mais as contribuições do setor com os empregos no Brasil:

“Hoje a nossa carga de impostos é muito similar às grandes cervejarias e estamos apresentando o contexto para o Governo Federal com o intuito de buscar adequações”.

 

CERVEJARIAS

O Brasil encerrou 2017 com 679 cervejarias artesanais de pequeno porte, 37,7% a mais do que em 2016.

Integram esse dado indústrias que não tem investimentos de grupos econômicos multinacionais, mantém o foco na qualidade dos produtos e matérias-primas e produzem até 500 mil litros ao mês.

A expectativa da Abracerva é que esse número se aproxime de mil indústrias este ano.