Deputado catarinense destaca desonera��o da folha em TI

06/06/2018 12:00:00

Marco Tebaldi diz que medida aprovada no Congresso garante mais empregos

Deputado catarinense destaca desonerao da folha em TI

Conteúdo oferecido pelo SEPROSC, sindicato que representa as empresas de TI em Santa Catarina

 

O boletim Fenainfo Notícias traz ​nesta semana uma entrevista exclusiva com o Deputado Federal Marco Tebaldi (PSDB/SC).

Formado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o parlamentar, que está na política desde 1992, fala sobre a importância da manutenção da desoneração da Folha para o setor de TI, como essa impacta o desenvolvimento tecnológico do Brasil, e sobre o Projeto de Lei nº 8300/ 2017, de sua autoria, que é de um ciclo virtuoso necessário para o crescimento da economia.

Nos dias 23 e 29 de maio a Câmara e o Senado aprovaram a manutenção da desoneração da Folha, dentre vários setores o de TI.

 

Que importância o senhor vê nessa medida para o Brasil?

Acredito que tenha sido a melhor decisão. A desoneração abre espaço para investimentos na modernização do setor, para a qualificação dos profissionais e, consequentemente, traz benefício para a sociedade, que usufrui de serviços estritamente ligados ao desenvolvimento da tecnologia da informação.

 

Como a desoneração nesse setor - de tecnologia da informação (TI) - pode impactar a economia positivamente?

A desoneração deverá ajudar na geração de empregos, além de estimular a competitividade das empresas de TI, que, mais qualificadas, esquentarão o mercado desse serviço essencial. Por consequência, empresas beneficiadas por esses serviços renderão muito mais, criando a mesma competitividade em outros setores mais próximos da população.

 

Na sua opinião o que precisa ser feito para que o desenvolvimento tecnológico no Brasil ocorra?

Precisamos investir na educação, embora, infelizmente, a medida não venha a solucionar os problemas de imediato. Precisamos plantar a semente de um pacto pela educação, para, enfim, num médio prazo, consigamos colher os frutos. Mas precisamos começar em algum momento, e essa questão é mais do que urgente. O Brasil precisa entender que uma economia dinâmica significa uma economia diversificada, e que um setor de TI qualificado é fundamental para o desenvolvimento tecnológico do país, além de ser crucial para que outros setores da nossa economia possam concorrer no mercado internacional.

 

Como o Projeto de Lei nº 8300/ 2017 se encaixa no contexto de desenvolvimento tecnológico nacional?

O projeto de minha autoria visa levar, acima de tudo, segurança jurídica para o setor de escritórios virtuais e co-working. Esse setor é a cara na nova economia, do empreendedorismo dinâmico, jovem e diversificado. Os escritórios virtuais servem de base para muitas grandes ideias, que precisam de um lugar seguro para se desenvolverem. O projeto quer dar essa segurança, tanto para o empresário, quanto para o cliente empreendedor. Assim podemos garantir um ambiente propício ao desenvolvimento tecnológico sem riscos para ninguém.







O triunfo da cooperação

Artigo por Neivor Canton, Presidente da Aurora Coop