Tecnologia como aliada no controle de frotas durante a greve

30/05/2018 08:00:00

Por Fabiana Reinert, gerente comercial da HBSIS

Tecnologia como aliada no controle de frotas durante a greve

Por Fabiana Reinert
Gerente comercial da HBSIS

 

 

A greve dos caminhoneiros no Brasil, por conta do aumento do preço do combustível, tomou proporções inimagináveis.

Um país inteiro já sobre impactos da paralisação, que afeta todos os estados.

São milhares de negócios prejudicados pela falta de abastecimento de mercadorias em centenas de setores da economia do país.

Diante deste cenário, a tecnologia tem sido a principal aliada das empresas para a obtenção de informações sobre cargas e frotas.

Através de soluções de gestão para o setor logístico o principal ganho que estes negócios estão registrando nesta situação difícil é a obtenção de informações precisas.

Grandes empresas, que são líderes em seus segmentos, contam com milhares de veículos em trânsito e precisam ter dados sobre a situação de cada um deles.

Com o uso de sistemas mobile, acessados via web, podem manter o contato com os motoristas, obtendo notícias e dados precisos sobre a situação e até mesmo realizando ações para garantir mais segurança para a equipe e a mercadoria.

Para o setor alimentício, por exemplo, a paralisação não impacta apenas em atrasos, mas pode registrar perda de produtos, especialmente os que necessitam de refrigeração.

Neste caso, os sistemas de monitoramento estão auxiliando na tomada de decisão.

Com o acompanhamento em tempo real de todas as informações referentes à situação do veículo, é possível agir proativamente e repassar instruções para as equipes em campo, até mesmo na busca por rotas alternativas e pontos de parada seguros.

Com o uso da tecnologia, há também a possibilidade de manter o cliente da ponta informado sobre a situação das entregas.

Nestes últimos dias acompanhamos o trabalho das empresas que utilizam a tecnologia através de soluções de gestão na logística e com os dados registrados e extraídos dos sistemas, graças à comunicação entre central e frota, tem reduzido o impacto dos atrasos sobre o relacionamento com seus parceiros.