Empresas de TI conseguem manter desonera��o da folha

27/05/2018 09:00:00

SEPROSC defende continuidade para sustentar crescimento e empregos

Empresas de TI conseguem manter desonerao da folha

O SEPROSC, sindicato que representa as empresas de software de Santa Catarina, participou de todas as ações do setor de TI que culminaram no Plenário da Câmara de Deputados com a votação o Projeto de Lei nº 8456/2017, que manteve a desoneração da folha de pagamento para o setor de TI, ao lado de 27 outros setores.

A Câmara reonerou a folha de 28 setores.

A votação ocorreu no último dia 23.

O presidente do SEPROSC, João Luiz Kornely, esteve em Brasília em diversas ocasiões para visitas a parlamentares e reuniões para tratar do assunto, em atividades organizadas pela Fenainfo:

“Tivemos quatro reuniões com o deputado relator, Orlando Silva, mostrando a ele a importância dos empregos e do alcance do setor de TI. Essa é uma das funções do sindicato, de representar as empresa associadas nas questões fundamentais, como negociações trabalhistas e tributárias”.

“A próxima luta será para manter a desoneração também no Senado, garantindo a isenção até 31 de dezembro de 2020. O setor e TI é fundamental para o desenvolvimento do País. É um dos poucos que vem mantendo um sólido e constante crescimento”.

De acordo com dados da Fenainfo, na América Latina o Brasil é o líder do mercado com 49% dos investimentos da região e cerca de 1,8 milhão de profissionais empregados.

As empresas de software e de serviços de informática respondem por 45% do mercado brasileiro de TI e 78% das exportações brasileiras no segmento.

O Brasil é considerado o sétimo maior mercado do mundo, ficando atrás apenas dos países líderes do setor (EUA, China, Japão, Reino Unido, Alemanha e França).

Em 2015, o mercado mundial de TI, movimentou mais de US$ 2,2 trilhões, segundo a International Data Corporation (IDC).