Cooperativas de cr�dito incentivam cidadania financeira

03/05/2018 07:00:00

Diretor executivo da Cecred aposta na alternativa

Cooperativas de crdito incentivam cidadania financeira

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 80% da população brasileira ainda não sabe gerir os próprios recursos.

O dado deixa claro a importância de um tema que está cada vez mais em pauta, especialmente entre as cooperativas de crédito: a cidadania financeira.

Para o diretor executivo da Cecred, Ivo José Bracht, esta é a solução em médio e longo prazo para esta situação:

“Ela é tão importante que está no centro do nosso propósito. Nosso grande objetivo é transformar as pessoas em protagonistas da sua vida financeira através da educação, dando a elas informações que possibilitem escolhas conscientes”.

De acordo com o especialista, duas ferramentas são relevantes para a cidadania financeira seja uma realidade: 

  1. Educação para as finanças: “Quando tem conhecimento, o cidadão se empodera em relação as suas decisões. Na vida financeira não é diferente. A partir do momento que as pessoas tiverem clareza sobre como lidar com essa parte das suas vidas, outros aspectos das vivências também melhorarão”.

  2. Poupança: “Nós entendemos que ter recursos guardados está diretamente ligado à segurança em relação às finanças. Por isso, buscamos trazer oportunidades de rendimento e facilidade de acesso a produtos e serviços também para o pequeno poupador”.

 

PROGRAMA

Para expandir esses conceitos nas comunidades onde estão inseridas, as cooperativas do Sistema Cecred contam com o Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade (Progrid).

Nele, os participantes podem se inscrever em cursos presenciais ou online, totalmente gratuitos.

Ivo destaca que o consumo consciente evita o endividamento:

“Uma questão recorrente que as pessoas não percebem é a falsa criação de necessidades. É importante reavaliar hábitos e compreender a relação entre ter e ser. A satisfação no momento da compra costuma se dissolver rapidamente, e o que muitas vezes acaba restando é o comprometimento do recurso do próximo mês”.

 

SOBRE A CECRED

Fundado em 2002, conta com mais de 620 mil cooperados, 13 cooperativas, mais de 160 postos de atendimento e R$ 6,2 bilhões em ativos.

Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 2,5 mil colaboradores.

As cooperativas que compõem o Sistema Cecred são: Viacredi, AcrediCoop, Credifiesc, Acentra, Credelesc, Transpocred, Credifoz, CredCrea, SCRcred, Rodocrédito, Credicomin, Crevisc e Viacredi Alto Vale.