Justi�a do Trabalho registra quase 18 mil processos envolvendo acidente de trabalho

02/05/2018 18:00:00

Maioria das a��es foram abertas por trabalhadores da ind�stria

Justia do Trabalho registra quase 18 mil processos envolvendo acidente de trabalho

Nos últimos três anos a Justiça do Trabalho de Santa Catarina recebeu 17,8 mil processos envolvendo acidentes de trabalho.

Os dados foram fornecidos pela Secretaria de Gestão Estratégica do Tribunal, com base no sistema de gerenciamento estatístico da Justiça do Trabalho (e-Gestão).

Quase metade desses processos (7,7 mil) foram abertos por trabalhadores da indústria:

  • Alimentação, bebidas e fumo: 2,5 mil

  • Construção civil e mobiliária: 1,3 mil

  • Metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico: 1,2 mil

A Vara do Trabalho com o maior percentual (14%) de ações envolvendo acidentes de trabalho desde 2015 foi a de Fraiburgo.

Dos 2.433 processos protocolados ali desde então, 342 deles tratavam do tema.

De acordo com o juiz titular da unidade, Gustavo Menegazzi, a preponderância dos pedidos refere-se a doenças ocupacionais (relativas ao desempenho da atividade) relacionadas ao cultivo de maçã:

“Muitas vezes essa atividade envolve grande esforço físico, movimentos repetitivos e também posturas ergonomicamente inadequadas, por isso gera problemas”, explica o juiz, ressaltando que são feitos esforços para combater a situação. “Esclarecemos as empresas e, quando constatada a doença, elas são condenadas a indenizações que as façam entender que devem sempre investir em boas condições de trabalho”.