Quem cuida das suas finan�as?

25/04/2018 15:00:00

Por Luiz Felipe Eichstaedt de Bem, s�cio da Sherpa Wealth Guides

Quem cuida das suas finanas?

Por Luiz Felipe Eichstaedt de Bem
Sócio da Sherpa Wealth Guides e especialista em Finanças, Investimentos & Banking

 

Você saberia responder qual o percentual do CDI, por mês, que seus investimentos rendem?

Se a sua resposta for não, saiba que você faz parte da maioria. Diversas pesquisas apontam que o brasileiro investe mal o dinheiro, em geral, por desconhecimento e insegurança.

Um exemplo clássico é a caderneta de poupança. Ainda são poucas as pessoas que sabem que a nova poupança não rende mais os tradicionais 0.5 % ao mês.

Saber o que é CDI, Selic e outras taxas é essencial para quem quer fazer o dinheiro render mais, assim como conhecer qual a taxa de administração cobrada por quem gerencia seus investimentos.

Em geral, o percentual dessas taxas é altíssimo, principalmente nos bancos.

Um levantamento realizado pelo InfoMoney apontou que mais de 1,2 milhão de brasileiros investem em fundos onde a taxa de administração cobrada pelos bancos supera o retorno do investimento.

Ou seja, o banco lucrará muito mais dinheiro para administrar os ativos, que o cliente receberá de rendimentos pelo investimento.  

É preciso estar atento às opções de investimentos. Com a queda da taxa de juros para mínimas históricas o investidor deve procurar alternativas para a tradicional poupança e CDB (Certificado de Depósito Bancário) dos grandes bancos.

Atualmente uma boa opção são os fundos multimercados, que investem em diversas categorias como juros, moedas e bolsa de valores pelo mundo todo.

Se já é difícil entender sobre nomenclaturas e taxas, ter que decidir em qual produto aplicar o dinheiro dentre inúmeras possibilidades torna a situação ainda mais complicada. Para isso existem consultorias especializadas em investimentos, como a Sherpa Wealth Guides, que ajudam os clientes nesse sentido.

Casas independentes possuem uma oferta maior de produtos justamente por não representarem apenas uma instituição financeira e conferem uma maior expertise por terem seu negócio focado exclusivamente em investimentos.

Quem tem um consultor não precisar se preocupar com a gestão do patrimônio ou arriscar dinheiro em produtos desconhecidos e ainda tem tempo para focar no próprio negócio e passar mais tempo com a família.

Assim como todos têm um médico de confiança para auxiliar na prevenção e nos problemas que surgem, é preciso ter também alguém que seja especializado e de confiança para cuidar das finanças.