Paradigma adota m�todo DevOps e otimiza softwares

17/04/2018 17:00:00

Objetivo � entregar valor para o neg�cio de forma �gil e cont�nua

Paradigma adota mtodo DevOps e otimiza softwares

O novo conceito adotado em engenharia de software, o método de DevOps (Desenvolvimento + Operações) está crescendo nas empresas.

O método propõe um alinhamento entre equipes de desenvolvimento e operações.

A Paradigma Business Solutions, de Florianópolis, iniciou testes e pilotos para a adoção do método desde 2017.

Os benefícios já foram identificados desde os testes iniciais e estudos de Pesquisa & Desenvolvimento para implantação do DevOps.

O Diretor de Tecnologia e Inovação da Paradigma, Rodrigo Werlang, destaca que os principais ganhos medidos nos testes feitos são de processos, qualidade e produtividade, aplicando automação sobre todas as etapas de desenvolvimento de software:

“Algumas etapas estavam sendo executadas manualmente, então, as ferramentas vão dar uma agilidade e automação diferente na liberação de software para o mercado, a partir do conceito de DevOps. Hoje, nossos clientes já recebem atualizações periódicas das nossas soluções. Mas, com o novo método teremos ciclos menores e contínuos. Os benefícios reais serão percebidos à medida que a implantação progredir ao longo deste ano”.

 

MÉTODO

Por ser um conceito, não existe uma única fórmula para aplicá-lo.

Atualmente, o DevOps está sendo aplicado como um padrão, adotado pela indústria de software mundial.

Rodrigo ainda comenta o método prega a união entre pessoas, processos e ferramentas, com o objetivo de entregar valor para o negócio de uma forma ágil e contínua.

“Tudo começa com as pessoas, a revisão de processos, o uso das ferramentas para apoiar, melhorar e dar mais agilidade. Além de mais automação desses processos/técnicos, é possível garantir a qualidade da entrega ao cliente”.