Santa Catarina reduz ICMS entre contribuintes de 17% para 12%

12/04/2018 17:00:00

Medida Provis�ria foi assinada pelo governador Eduardo Pinho Moreira

Santa Catarina reduz ICMS entre contribuintes de 17% para 12%

O governador Eduardo Pinho Moreira assinou nesta quarta-feira, dia 11, a Medida Provisória (MP) para diminuir de 17% para 12% o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

A medida vale para operações com mercadorias destinadas a contribuinte para comercialização, industrialização e prestação de serviços.

Eduardo explica que o ato beneficia a cadeia produtiva do estado:

“Estamos adotando ações práticas e simplificando o sistema tributário catarinense, para fortalecer nossa base, estimular a competitividade, gerando mais empregos. Este ato beneficia toda a cadeia produtiva, pois pagando menos impostos, as empresas poderão investir em inovação, em novos produtos e geração de valor”.

Na prática, a redução da alíquota incide nas mercadorias comercializadas nas operações entre contribuintes, da produção até o consumo.

Segundo o secretário de Estado da Fazenda (SEF), Paulo Eli, há mais de 30 anos esta ação era aguardada pela indústria catarinense:

“Santa Catarina está reduzindo impostos para que nossos produtos tenham maior facilidade de comercialização”.

O documento foi encaminhado para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 12.