Saiba como fazer um pitch para uma aceleradora de startups

22/03/2018 21:00:00

Confira dicas do Marcos Buson, integrante do time do Darwin Starter

 Saiba como fazer um pitch para uma aceleradora de startups

Com programas de prazos determinados e que incluem uma boa quantidade de dinheiro em benefícios, investimento direto, além de encontros com mentores, as aceleradoras se tornam uma opção interessante para os negócios que querem agilidade para entrar no mercado.

Confira abaixo algumas dicas dadas por Marcos Buson, integrante do time do Darwin Starter, um dos primeiros programas catarinenses de aceleração de startups:

CONHEÇA A ACELERADORA

Quanto maior for o esclarecimento prévio, mais tempo você terá para apresentar sua startup.

Busque informações sobre as empresas que foram investidas e participaram do programa.

Tente descobrir porque outras empresas foram negadas no processo.

Identifique também padrões como estágio de maturidade dos produtos, mercado ou tecnologias.

 

PITCH DECK

Pitch Deck, Deck, PPT do Modelo de Negócio ou Apresentação da Startup é possivelmente a primeira impressão que os avaliadores de uma aceleradora terão de sua empresa, juntamente com as informações de submissão e de sua landing page.

Sobre o conteúdo, existem algumas dicas que podem ser seguidas:

  • Elevator Pitch: qual serviço sua empresa oferece resumido em poucas frase

  • O problema que sua empresa resolve ou oportunidade existente

  • Apresentação de sua solução

  • Dados e números de mercado

  • Modelo de negócios 

  • Tecnologia desenvolvida e necessária para expansão

  • Concorrentes e possíveis entraves

  • Descrição do time fundador, apoiadores e futuros contratados

  • Investimentos necessários para as próximas fases e roadmap de produto

 

PITCH DE 3, 5 OU 15 MINUTOS

Quando se tem a oportunidade de conversar com um avaliador dentro de um processo de seleção, devem ser descritos os objetivos de curto e longo prazo da empresa e o propósito da criação da mesma.

Treinar centenas de vezes a apresentação de sua startup em diferentes cenários de tempo é um trabalho diário e deve se tornar um hábito do empreendedor, sempre tentando não ser prolixo ou evasivo.

 

RELACIONAMENTO

Referências e indicações são muito bem-vindas no mundo das aceleradoras devido ao alto volume de submissões e as incertezas clássicas dos estágios iniciais das empresas.

Mas há uma observação importante para esse tópico: lembre-se que quando há um referenciamento, seu nome é vinculado ao sucesso (e também ao fracasso) da empresa.

Também é importante ficar atento ao estágio atual da sua startup para identificar se a aceleração é o ideal.

Se sim, submeta sua startup para avaliação, e se forem aceitos, garantam que vão usufruir ao máximo desse período.