Prefeitura de Blumenau ir� lan�ar edital para constru��o do Mercado P�blico

02/03/2018 12:00:00

Projeto estava engavetado h� quase 11 anos e retorna na pauta da gest�o municipal

Prefeitura de Blumenau ir lanar edital para construo do Mercado Pblico

Por Ana Paula Dahlke

Redação Noticenter

 

Uma nova oportunidade de investimento será lançada em Blumenau.

Em uma reunião realizada ontem, dia 1, com o vice-prefeito Mário Hildebrandt, o secretário de turismo e presidente do Parque Vila Germânica Ricardo Stodieck, o procurador-geral Rodrigo Jansen e o arquiteto Christian Krambeck, definiu a proposta de oferecer à iniciativa privada a construção do Mercado Público em Blumenau.

Hildebrandt destaca que o objetivo é lançar o edital de licitação em até 90 dias:

“Depois de discutirmos a modalidade e definirmos com o prefeito Napoleão qual seria a melhor maneira de conseguirmos executar a obra, convidamos o arquiteto Cristian e conversamos sobre os detalhes do projeto e sobre como vamos dar seguimento ao processo. O objetivo do edital é buscar parceiros privados que nos auxiliem a viabilizar a obra e possam também usufruir de parte do espaço para investimento e a outra parte para uso da Prefeitura, através dos feirantes”.

Em 2007 a gestão da época havia feito um concurso nacional que recebeu 158 inscrições e 87 projetos arquitetônicos entregues.

A comissão escolheu o projeto da Terra Arquitetura e Planejamento, de Blumenau, sob responsabilidade de Christian e outros coautores:

“Incentivar realmente e atrair empresários inteligentes, sensíveis e preparados, que além de perceber o potencial de um dos locais mais vivos, rentáveis e diversos do sul do país, com potencial crescente, além de garantir seus lucros e retorno dos investimentos, também seja capaz de se preocupar com o futuro e qualidade de Blumenau e Vale do Itajaí”.

Engavetado há 11 anos, agora, o mercado irá substituir a atual Feira Livre, localizada em frente ao Galegão.

 

ESTRUTURA

A estrutura com uma área de 7.460 metros quadrados, irá oportunizar que artesãos, produtores e cooperativas artesanais comercializem seus produtos, movimentando e fortalecendo a economia local.

O projeto ainda prevê dois pavimentos e subsolo e contará com 134 vagas de estacionamento, boxes de serviços diversos, cervejaria, floricultura, confeitaria, um espaço para praça de alimentação no piso superior e restaurante.

O potencial investidor que ganhar a licitação poderá construir o mercado de acordo com o projeto e explorar os pontos comerciais e o estacionamento.