A lenta agonia dos cristais catarinenses

28/02/2018 12:50:00

Empresas sucumbiram � abertura de mercado no governo Collor

A lenta agonia dos cristais catarinenses

CARLOS TONET
Editor do Noticenter

 

A tradicional Cristal Blumenau encerrou as atividades recentemente.

A empresa pagou parte dos salários com produtos do estoque.

Agora um grupo de investidores anuncia a retomada das atividades.

Santa Catarina chegou a ser uma potência nacional na área de cristais.

As principais fábricas ficavam em Blumenau: Cristais HeringBlumenau e Strauss.

As três fecharam.

Acompanhei de perto o drama e a agonia dessas empresas.

A debacle começou no inicio dos anos 90, com a chegada de Fernando Collor ao poder.

Conhecido pela corrupção e pelo impeachment, Collor adotou algumas medidas positivas para a economia.

Abriu o Brasil ao mundo e acabou com algumas reservas de mercado que forçou a modernização de segmentos com automóveis e computadores.

O setor de cristais estava entre o setores atingidos.

Em 1993, quando era assessor na Prefeitura de Blumenau, a pedido das empresas, produzi um estudo sobre a importância da indústria cristaleira da cidade.

Levantei dados, produzi gráficos com empregos, vendas, impostos, exportações.

O material foi levado a Brasília por representantes do setor e políticos.

Em vão.

Collor não havia se comovido com setores maiores e mais importantes.

Não seria com três empresas de cristais que iria se importar.

A mesma desgraça que se abateu sobre as empresas de cristais atingiu as empresas têxteis, sempre acostumadas com a reserva de mercado.

Muitas empresas catarinenses quebraram, mas tivemos as que reagiram e cresceram mesmo diante da concorrência chinesa, como HeringDudalinaMalweeMarisol.

O segredo?

Modernizaram-se, investiram em gestão, novos processos, fortaleceram marcas e conceitos, ingressaram em novos nichos.

Ao invés de concorrer com os chineses nos produtos baratos, as empresas têxteis sobreviventes cresceram a partir do momento em que passaram a vender produtos mais caros, agregando valor à marca e passando a se posicionar no mercado como itens de moda.

As empresas de cristais não souberam ou não conseguiram fazer isso.