neg�cios

Industria da Pesca debate suspens�o de exporta��es com o MAPA

18/01/2018 13:20:00

Encontro ser� nesta quinta-feira, em Bras�lia, com o ministro interino Eumar Novacki

Industria da Pesca debate suspenso de exportaes com o MAPA

Nesta quinta-feira, dia 18, representantes do setor da pesca de Santa Catarina irão se reunir com o ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, em Brasília.

O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, buscará esclarecimentos sobre a interrupção da exportação de pescados para a União Europeia, determinada pelo Ministério da Agricultura (MAPA).

Conforme comunicado do MAPA, a suspensão temporária da exportação de pescado, a partir de janeiro de 2018, será acompanhada de plano de ação para responder aos questionamentos da União Europeia (UE) apresentados em auditoria ocorrida em setembro de 2017.

A medida foi anunciada dia 26 de dezembro pelo secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Luís Rangel.

“Ainda não está claro para nós o motivo da suspensão das exportações e as informações que obtivemos são de que foram questões de pequena relevância. Buscaremos clareza quanto a isso e o que precisa ser feito para reverter a decisão do Ministério”, diz Mattos. “O impacto econômico da medida é expressivo para o setor”.

O setor da pesca de Santa Catarina gera 3 mil empregos diretos, em 400 empresas.

O valor das exportações catarinenses de pescado totalizou US$ 17,7 milhões em 2017, dos quais US$ 2,49 milhões foram para a Europa.