neg�cios

Aluna de Engenharia T�xtil da UFSC desenvolve looks ag�nero, inteligentes e acess�veis

24/11/2017 19:00:00

Estudante foi classificada para participar do desfile do Pr�mio Brasil Sul de Moda Inclusiva.

Aluna de Engenharia Txtil da UFSC desenvolve looks  agnero, inteligentes e acessveis

A acadêmica Fabieli Diones Breier, do curso de Engenharia Têxtil da Universidade Federal de Santa Catatina (UFSC), foi classificada para participar do desfile do Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva

O evento foi realizado quinta-feira, dia 23, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.

A estudante criou três looks pensados para serem usados por pessoas com algum tipo de deficiência, seguindo as premissas do desenho universal. 

As modelagens das peças foram desenvolvidas pensando no conceito agênero, sem gênero ou pós-gênero, sem se restringir no modelo binário de gênero: homem ou mulher.

O diferencial dela é a aplicação de dispositivos eletrônicos inseridos na linha do peitoral e dentro do forro, criados para auxiliar deficientes visuais a detectarem obstáculos por meio de sensores ultrassônicos e componentes de vibrações. 

A linguagem estética da coleção foi inspirada na obra Bailarina, do artista Antônio da Silva e na tendência artsy de inverno 2018, a qual faz alusão a comunicação visual de diferentes artes visuais e diversas obras de artistas. 

Profa. Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar, coordenadora do projeto de pesquisa A moda é para todos: estudo dos princípios do Desenho Universal aplicados ao vestuário, do qual Fabieli é bolsista, explica que as peças foram criadas para adultos com estatura mediana, mas, também, pensadas para pessoas que fazem parte da nova geração da terceira idade:

“Pessoas que são vaidosas e com atitude, independentemente da idade. São conectadas e com o passar do tempo suas belezas são ressaltadas”.