neg�cios

MPSC inaugura novas instala��es do Laborat�rio de Combate � Corrup��o

17/11/2017 14:30:00

Em dois anos, j� foram atendidas 77 solicita��es de apoio pelo LAB-LD

MPSC inaugura novas instalaes do Laboratrio de Combate  Corrupo

Na segunda-feira, dia 13, foram inauguradas as novas instalações do Laboratório de Tecnologia no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), coordenado pelo Centro de Apoio Operacional Técnico (CAT) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Utilizando tecnologia com equipamentos de última geração e softwares que permitem buscar operações financeiras suspeitas, os servidores do MPSC criam buscas refinadas em grandes volumes de dados e cruzam informações de várias bases.

Os sistemas do LAB-LD estão à disposição para o enfrentamento de demandas complexas, com técnicas voltadas para análise de dados financeiros e bancários, além de evidências digitais.

Ele integra a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-LAB) do Ministério da Justiça desde outubro de 2015.

De outubro de 2015 até 2017, foram atendidas 77 solicitações de apoio pelo LAB-LD, possibilitando maior agilidade no atendimento das demandas.

Segundo apurações divulgadas em relatórios técnicos e os de inteligência financeira do COAF, o valor total desviado e de operações suspeitas alcançou R$ 300 milhões. 

Em operações de busca e apreensão, foram coletados 291 dispositivos, que somam mais de 82 terabytes de dados copiados.

As análises desses dispositivos resultaram em 48 laudos técnicos.

 

Cerimônia de inauguração

Presente na inauguração, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Recuperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça, Luiz Roberto Ungaretti de Godoy, falou sobre a importância do LAB-LD no combate à corrupção e às organizações criminosas.

"Em um país com 23 mil quilômetros de fronteira, a maneira eficaz de controlar o contrabando de drogas, armas, evasão de divisas, a corrupção, é a tecnologia", afirmou.

.Após a cerimônia, os participantes se dirigiram às instalações do laboratório, onde o Coordenador do CAT, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos e o representante do Ministério da Justiça fizeram o descerramento da placa inaugural.

 

Sobre o LAB-LD

Surgiu como resultado de uma das ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com o intuito de apoiar e aprimorar as investigações das autoridades públicas.

 A primeira unidade foi instalada no Ministério da Justiça em 2007. Como o projeto foi bem-sucedido, o Ministério da Justiça iniciou, em 2009, a replicação do modelo para outros órgãos estaduais e federais.

O LAB está instalado no Setor de Análise de Informações e o Setor de Análise Tecnológica, antes fixados em andares diferentes.

Integram o Laboratório o Sistema de Investigação de Registros Telefônicos e Telemáticos - SITTEL (desenvolvido pelo Ministério Público Federal), Neo4j, Indexador e Processador de Evidências Digitais - IPED (desenvolvido pela Polícia Federal), além de já utilizar o Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias - SIMBA (desenvolvido pelo Ministério Público Federal), IBM i2 (software de análise de vínculos) e o QlikView.