Neg�cios

F�rum Sul Catarinense ir� apresentar novo sistema de eSocial

30/10/2017 11:00:00

Decreto obriga empregadores a prestar informa��es sobre trabalhadores ao Governo a partir de 2018

Frum Sul Catarinense ir apresentar novo sistema de eSocial

A partir de janeiro do ano que vem, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) será obrigatório à todas empresas.

A partir do Decreto nº 8373/2014, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as seguintes informações relativas aos trabalhadores:

  • Vínculos

  • Contribuições previdenciárias

  • Folha de pagamento

  • Comunicações de acidente de trabalho

  • Aviso prévio

  • Escriturações fiscais

  • Informações sobre o FGTS.

Como o tema ainda gera diversas dúvidas, a Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), em parceria com a Luzems Soluções Empresariais, realizará dia 23 de novembro, no Parque Ambiental Encantos do Sul, em Capivari de Baixo, o primeiro Fórum Sul Catarinense de eSocial, evento que reunirá autoridades no assunto a fim de trazer esclarecimento, tendo como público alvo empresas e profissionais da área. 

As inscrições devem ser feitas na ACIT, na Luzems ou no SINDICONT (Sindicato dos Contabilistas de Tubarão), que apoia a iniciativa juntamente com a Regional Tubarão da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

O Fórum iniciará às 8h30, recebendo os participantes com um café.

Serão dois momentos para Mesa Redonda, permitindo esclarecimento de dúvidas do público com os palestrantes e encerra às 17h30.

A palestra inicial será ministrada pelo contador e auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Antônio Araujo, falando sobre eventos do eSocial e os impactos da reforma trabalhista.

Em seguida, a palestra do professor universitário e analista de políticas sociais do Ministério da Fazenda (INSS), Orion Oliveira, que esclarecerá a relação da saúde e segurança do trabalho e o eSocial. 

À tarde, a programação segue falando dos desafios da implantação do eSocial nas organizações, com o administrador de empresas, consultor e especialista em eSocial, Yuri Ramos

A advogada, contadora e autora do livro eSocial, você e sua empresa estão preparados?”, Tânia Gurgel, fala sobre EFD-Reinf e o compliance de cruzamentos do eSocial.

Marcelo Lau, Engenheiro e Diretor Executivo da Data Security, abordará a Segurança dos Arquivos Digitais.

 

OS PALESTRANTES

Tânia Gurgel : Advogada e Contadora. Sócia da TAF Consultoria, Coordenadora da comissão de SPED e NF-e pela OAB/SP, membro da Academia Brasileira de Direito Tributário (ABDT), da Associação Brasileira de Advocacia Tributária (ABAT), da Associação Paulista de Estudos Tributários (APET). Autora do Livro “eSocial, você e sua empresa estão preparados?”.

Orion Sávio Santos de Oliveira: Advogado. Foi professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia ministrando as disciplinas Direito do Trabalho e Direito Previdenciário. Atualmente, é Analista de Políticas Sociais em exercício na Subsecretaria do Regime Geral de Previdência Social da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. Faz parte da equipe técnica do eSocial.

Marcelo Lau: Diretor Executivo da Data Security, é Engenheiro Eletrônico da EEM com Especialização em Administração pela FGV, Especialista em Comunicação e Arte pelo SENAC-SP e Mestre em Ciência Forense pela POLI/USP. Atuou por mais de 12 anos em bancos brasileiros em Segurança da Informação e Prevenção à Fraude. 

Luiz Antônio Medeiros de Araujo: Advogado e Contador. Especialista em Direito e Processo do Trabalho. Auditor Fiscal do Trabalho. Integrante do Grupo do Trabalho do eSocial no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego. Coautor do Livro “Tudo sobre o novo empregado doméstico e o eSocial". 

Yuri Ramos (CRA/SC – 28127): Administrador de Empresas, Especialista em Gestão de Pessoas, Proprietário da empresa Luzems - Soluções Empresariais Ltda. Especialista do eSocial e seus cruzamentos. Consultor, atuando também em assessoria e formação em organizações públicas e privadas. 

Mais informações de como participar, podem ser obtidas pelos telefones (48) 3626-6222, (48) 3053-2272 ou (48) 3622-3379, ou ainda, na página facebook.com/esocialsul

 








O triunfo da cooperação

Artigo por Neivor Canton, Presidente da Aurora Coop