Conselho das Federa��es Empresariais manifest​a​​ ​apoio ao Porto Brasil Sul

17/10/2017 11:00:00

Entidades destacam import�ncia do empreendimento para o desenvolvimento do estado

Conselho das Federaes Empresariais manifest​a​​ ​apoio ao Porto Brasil Sul

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) aprovou por unanimidade moção de apoio ao Porto Brasil Sul, a ser instalado em São Francisco do Sul. 

O Cofem é formado pelas principais associações empresariais do estado, como​:

Federação das Indústrias de SC (Fiesc)

Federação da Agricultura de SC (Faesc)

Federação das Associações Comerciais e Industriais de SC (Facisc)

Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas (Fampesc)

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL)

Federação do Comércio (Fecomércio)

​F​ederação das Empresas de Transporte de Cargas (Fetrancesc)

Para os membros do Cofem, a instalação do Porto, previsto para começar a operar no início da próxima década, trará benefícios para a competitividade e a logística catarinense, e consequentemente, maior inserção da produção estadual nos mercados doméstico, via cabotagem, e internacional.

O texto  do manifesto ressalta, ainda, que o calado natural do local a ser instalado, a Ponta do Sumidouro, atende exigências de navios de maior dimensão, já operando na costa brasileira, o que poderá consolidar Santa Catarina como uma plataforma logística eficiente para atender às demandas de cargas regionais, assim como de todo o País, além de ser um importante impulsionador dos índices de emprego e renda. 


O Cofem solicita o empenho das autoridades ambientais e demais autoridades envolvidas para a eficiência no processo de licenciamento e demais autorizações. "Pede, ainda, que haja especial atenção do Governo para o planejamento sistêmico e integrado da malha de transporte, considerando a expansão da nossa economia e da atividade portuária”, cita o texto da moção. 
   

O documento será enviado ao governo de Santa Catarina, a Secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Fundação de Meio Ambiente (Fatma) e parlamentares catarinenses. 


Para Marcus Barbosa, diretor da Worldport Desenvolvimento Portuário S/A, empresa gestora do projeto Porto Brasil Sul, a moção evidencia a proximidade do empreendimento com todo o setor econômico catarinense​:

“Estamos alinhados para oferecer ao Estado um porto moderno, eficiente, e que nos colocará na vanguarda do setor portuário brasileiro, favorecendo a geração de 3 mil empregos diretos em São Francisco do Sul e um investimento de R$ 3,4 bilhões”