Estudante da Univali � finalista do Concurso Estudos Deca

05/09/2017 21:30:00

Aluno apresentou proposta de um banheiro democr�tico, contempor�neo e sem g�nero

Estudante da Univali  finalista do Concurso Estudos Deca

Jeferson Branco, aluno do 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é um dos finalistas do Concurso Estudos Deca, na categoria "Banheiro de estação de trem ou metrô", com o projeto intitulado "Banheiro (a), um banheiro para... pessoas!".

O acadêmico compõe a equipe do Núcleo de Concursos de Projeto (NCPro) da Univali e desenvolveu, sob orientação do professor Eduardo Baptista Lopes, responsável pelo Núcleo, a proposta de um banheiro democrático, contemporâneo e "sem gênero".

O projeto garante, por exemplo, segurança às crianças e acesso a tutores de pessoas com deficiência ou que simplesmente precisam estar acompanhadas, no banheiro.

"Nós destruímos as barreiras que existiam e transformamos dois banheiros em um único espaço, de cuidado mútuo", explica o aluno de Arquitetura e Urbanismo.

Para o professor orientador, o espaço projetado é criativo e inovador, distante do sistema ultrapassado e engessado que é vivenciado hoje: "Suas ideias são um motor de transformação para a reestruturação dos espaços públicos, imbuídas de significado, linguagem contemporânea e boas práticas, por meio de soluções sustentáveis e inclusivas", opina.

O Concurso Estudos Deca é um prêmio em âmbito nacional, voltado para estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, subdividido em quatro categorias.

Em 2016, a equipe do NCPro, formada pelo acadêmico Artur Guilherme Bernardoni e pelo professor orientador Eduardo Baptista Lopes, foi vencedora da categoria "Banheiro como Equipamento Urbano – Praia". 

O prêmio contempla 12 finalistas, três em cada uma das quatro categorias. Os primeiros colocados receberão um iPad, terão direito à publicação na Revista Casa Claudia, assinatura da mesma e visibilidade no Espaço Deca, com o trabalho exposto por determinado período, no local.

A festa de premiação final da edição 2017 será no dia 5 de outubro, no Museu de Arte de São Paulo (MASP), em São Paulo (SP)