10 cuidados antes de locar o conjunto comercial para um neg�cio

20/06/2017 11:00:00

Os cuidados v�o muito al�m dos que devem ser tomados na escolha de uma resid�ncia

10 cuidados antes de locar o conjunto comercial para um negcio

A localização de uma empresa é um ponto estratégico, que impacta diretamente em seu sucesso ou fracasso, contudo, processo de escolher um imóvel comercial é muito complexo, trabalhoso e, por que não dizer, oneroso. Os cuidados vão muito além dos que devem ser tomados na escolha de uma residência, demandando uma série de outras preocupações.

Para entender melhor, Fernando Bottura, especializada em compartilhamento de escritório, listou alguns dos cuidados que são tomados sempre antes de locar um novo espaço:

  1. Entenda o que realmente necessita - Qual é seu negócio, qual perspectiva de crescimento? Antes de sair pesquisando locais, se deve ter claro a estrutura do negócio que se pretende montar, bem como a previsão de crescimento para os próximos anos é essencial para escolher a melhor localização para seu negócio.
  2. Descubra qual é o seu local - Sabe que praticamente toda a cidade possui regiões nas quais se concentram determinadas atividades, existem as regiões onde estão as advocacias, em outras as advocacias ou até mesmo as regiões das concessionárias. Então, busque esses pontos que facilitarão sua localização.
  3. Pesquisa de local e preço - Uma questão primordial é o quanto se irá pagar, assim, é fundamental pesquisar e para tanto, ter tempo e paciência é fundamental, primeiramente se deve fazer uma pesquisa online, separando pontos de interesse. Posteriormente é hora de gastar sola de sapato. Procure nas imobiliárias, jornais locais e busque por placas de aluguel na microrregião escolhida para seu negócio.
  4. Análise aprofundada - Mais uma vez o tempo é aliado durante a visita dos locais, não devendo se atentar apenas ao preço e tamanho. Deverá olhar diversos imóveis comerciais se atentando a detalhes como estado de preservação, idade do prédio dentre outras necessidades que podem aparecer.
  5. Acesso e estacionamento devem ser prioridade - O novo inquilino deve avaliar com se dará a sua locomoção, de seus clientes e funcionários até o local. Um primeiro ponto é saber se existem estacionamentos no local, quantas vagas e se pode disponibilizar os clientes. Caso haja limitações de vagas se deverá procurar e avaliar os custos dos estacionamentos da redondeza.
  6. Reformas devem ser negociadas - Dependendo da reforma que se necessite o local, essa deve ser objeto de negociação, podendo solicitar ao proprietário do imóvel que desconte o valor da reforma inicial no aluguel do imóvel. Porém, cuidado, essa negociação deve ser muito bem acordada e documentada, para que não ocorram mal-entendidos.
  7. Cuidado com os contratos - Mais uma vez é interessante se buscar um especialista, nesse caso, um advogado. Para que se amarre um contrato que realmente não seja prejudicial a ninguém, assim evite documentos com excessivas multas de rescisão e prazos estendidos devem ser muitas vezes avaliados.
  8. Fiador também é uma preocupação - Conseguir um fiador pode ser uma grande epopeia, pois, conseguir uma pessoa que confie no seu negócio não é tão simples quanto se imagina, sem contar que são muitos os casos de problemas com amigos e, até familiares por causa dessa questão. O seguro-fiança pode ser uma opção de garantia.
  9. Não esqueça de outros gastos - Ao locar um imóvel, não pense que os custos acabaram, existem gastos que irão acompanhar por todo esse período. Assim, uma primeira preocupação é com o valor do condomínio a ser pago, que pode em alguns casos representar até metade do aluguel. Também deve se preocupar som as instalações elétricas, hídricas e gastos de recepção e limpeza.
  10. Busque períodos gratuitos - O mercado não está muito aquecido, e isso pode ser uma vantagem para que quer locar, podendo solicitar a alguns proprietários que concedam um período inicial sem cobrar pelo aluguel.

“Locar um espaço pode ser um processo altamente complexo, contudo, não adianta pular etapas, fato que pode ocasionar bastante complicações futuras. Uma alternativa que pode ser interessante é buscar escritórios compartilhados caso o negócio possibilite ou mesmo empresas especializadas em montagem desses espaços. Fato que poderá proporcionar segurança no processo” finaliza Bottura.