Workshop para cervejarias artesanais - trata de temas como tributação, crédito e exportação

Florianópolis

31/03/2017 até 31/03/2017

Entre em contato com:
CRC SC
(48) 3027-7039
cursos1@crcsc.org.br


Com o crescimento da produção e do consumo de cervejas artesanais no Brasil e no mundo, as microcervejarias catarinenses preparam-se para qualificar sua atuação no mercado. Temas como tributação, formação de preço, internacionalização das empresas, exportação e linhas de crédito serão tratados em um workshop, em Florianópolis, no próximo dia 31, a partir das 8h30, na sede do Conselho Regional de Contabilidade, que organiza o evento ao lado da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc) e da Associação de Microcervejarias da Região Metropolitana de Florianópolis (União Cervejeira).

workshop destina-se a proprietários, dirigentes e contadores das microcervejarias catarinenses. A atividade tem apoio da Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Florianópolis (Ampe Metropolitana), Rota Turística Caminho Cervejeiro e Sebrae/SC. “Ao lado dos grandes festivais, que levam ao público a excelência das cervejas catarinenses, este workshop é um passo importante para que as microcervejarias estejam bem estruturadas ao ocuparem um mercado crescente, formado por consumidores que buscam mais qualidade e diversidade”, explicou Alcides Andrade, presidente da Fampesc.

Como exemplo do avanço do segmento e do potencial de exportação, um estudo realizado entre 2013 e 2014 nos Estados Unidos revela que, enquanto o aumento no volume total do consumo de cervejas foi de 0,5%, as artesanais cresceram 19,4%, passando a ocupar 11% do mercado naquele país. No mesmo período, os EUA importaram 3,4 bilhões de litros. O consumo total chega a 23 bilhões de litros por ano, o que corresponde a 13,2% do mundo. Lá, as cervejas são feitas por 3.400 produtores. No Brasil, o consumo é de 14 bilhões de litros/ano, equivalente a 6,7% do mundo, com cerca de 250 produtores.

Tributação nas Cervejarias Artesanais e Formação de Preço

Itelvino Schinaider - contador com mais de 26 anos de experiência na área contábil e societária; consultor tributário em Tributos Diretos, Planejamento Tributário e Reorganização Societária; especializado em Contabilidade Gerencial e Tributária; perito contábil judicial; coordenador de projetos de custos; membro do Conselho de Administração do Banco do Vale; presidente do Sindicato dos Contabilistas – Sindicont Blumenau e sócio diretor da Alliance Assessoria Contábil e Tributária.

Mauricio Natal Spilere - advogado tributarista e sócio do escritório Diogo Pítsica Advocacia, com atuação na área de Direito Tributário, em contencioso administrativo e judicial e consultoria fiscal. Conselheiro Julgador do Tribunal Administrativo Tributário do Estado de Santa Catarina, atualmente compondo a 2ª Câmara de Julgamento e a Câmara Especial de Recursos. É representante jurídico da FAMPESC.

Internacionalização das empresas e Promoção da Exportação

Douglas Cândido - executivo de empresa norte-americana especializada em internacionalização de empresas nos Estados Unidos; representante do Sebrae, é administrador com ênfase em Comércio Exterior (Estácio de Sá) e MBA em Gestão de Negócios Internacionais (FGV); consultor, palestrante, professor e instrutor de comércio exterior e internacionalização de empresas.

Linhas de Crédito para a Micro e Pequena Indústria

Luis Carlos Floriani - Diretor Superintendente do Banco do Empreendedor (Florianópolis); Diretor Superintendente do Instituto Casa do Empreendedor (Joinville); Conselheiro Fiscal da AMCRED-SC (Associação das Organizações de Microcrédito de SC); ex-presidente da Fampesc, Ajorpeme e Sebrae/SC; Organização de Microcrédito Solidário CREDICONFIANÇA; Banco do Empreendedor; Associação de Crédito Solidário do Norte e Nordeste de Santa Catarina; Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina – AMCRED/SC; atuou no Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado de Santa Catarina; Conselho Deliberativo do SEBRAE/SC; Fundação de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – FAPESC; Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Conselho e Diretoria do Movimento Nacional da Micro e Pequena Empresa; e Confederações Nacionais da Micro e Pequena Empresa no Brasil.

Richard Cunha Schmidt - formado e Administração pela UFSC, tem pós-graduação em Gestão Estratégica de Empresas (FEPESE/UFSC) e é mestrando do Curso de Mestrado Profissional em Administração (UDESC). Atua como analista de projetos no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Foi técnico de fomento na Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (BADESC) e trader de grãos na Bunge Alimentos S.A.

Programação:

8h30 - Welcome Coffee / Credenciamento

9h10 – Abertura

9h30 - Tributação nas Cervejarias Artesanais e Formação de Preço

Itelvino Schinaider – CRC

Mauricio Spilere – Advogado Tributarista - FAMPESC

10h30 - Internacionalização das empresas e Promoção da Exportação

Douglas Cândido - Sebrae-SC

11h - Linhas de Crédito para a Micro e Pequena Indústria

Luis Carlos Floriani – Banco do Empreendedor

Richard Cunha Schmidt – BRDE

Inscrições: AQUI  

Voltar

Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina

Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |
<—HiFRITZ—> <—HiFRITZ—>