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Prefeituras catarinenses adotam gestão em nuvem
Desenvolvida pela IPM, tecnologia dispensa o uso de servidores físicos e reduz custos 
Publicado em 25/09/2013 09:48:00
 
 
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Segundo o diretor-presidente da IPM, Aldo Luiz Mees, os municípios sentiram a necessidade de evoluir na gestão pública, por meio de tecnologias em sistemas de informação (Foto: Divulgação)

 

Prefeituras de Santa Catarina têm apostado em um sistema de gestão em Cloud Computing, ou seja, hospedagem na nuvem da internet, para modernizar a administração municipal. A tecnologia, desenvolvida pela catarinense IPM, especializada em softwares para gestão pública, dispensa o uso de servidores físicos, reduzindo custos. Outra vantagem é a integração de todos os setores do órgão em um só programa, o que facilita a gestão, a prestação de contas e a implantação de Portais da Transparência, exigidos por lei.

A computação em nuvem possibilita o acesso ao software de gestão em smartphones, tablets e outros dispositivos móveis com acesso à internet. Isso permite que, pela rede, o contribuinte tenha acesso a dezenas de serviços públicos sem a necessidade de se deslocar à prefeitura. O sistema ainda estabelece o controle de todas as entidades e órgãos públicos municipais, por meio de um cadastro único de informações.

Em Santa Catarina, os municípios de Pomerode, Barra Velha, Concórdia e, na Capital, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), já adotaram o programa. Outras 60 prefeituras catarinenses já licitaram a implantação do sistema, sendo que em Aurora, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul, o serviço já foi contratado. No Rio Grande do Sul, a prefeitura de Gravataí também aderiu. Foram investidos R$ 15 milhões em cinco anos para desenvolver a tecnologia, batizada de Atende.Net Web.

Segundo o diretor-presidente da IPM, Aldo Luiz Mees, os municípios sentiram a necessidade de evoluir na gestão pública, por meio de tecnologias em sistemas de informação, para dar mais resultado. “A tecnologia em Cloud Computing possibilita uma gestão mais profissional, em que as informações chegam com mais clareza, rapidez e transparência à população”, afirma.

A IPM tem uma base de 300 clientes, entre prefeituras e outros órgãos públicos no país. A previsão é que em até três anos todos os órgãos migrem para a tecnologia Cloud Computing.

Em geral, o mercado da tecnologia da informação tem partido para a nuvem. Segundo dados da consultoria IDC, o modelo cresceu 68% no país em 2012, com previsão de expansão média de 74% ao ano até 2015, e deve movimentar U$ 257 milhões somente neste ano no Brasil.

Linha direta

IPM
www.ipm.com.br
(48) 3031-7500

 

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