Contêineres
Movimentação sobe 7% em Navegantes no semestre
Terminal portuário da cidade contabilizou 290 mil TEUs e 307 escalas de navios
Publicado em 07/08/2012 14:00:00
 
 
Compartilhe Compartilhe Compartilhe
No total, a Portonave exportou um volume 12,9% superior do que o registrado nos primeiros seis meses de 2011 (Foto: Divulgação)

 

A Portonave, empresa que administra o porto de Navegantes, registrou alta de 7,3% na movimentação total de cargas no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 280.498 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados, frente aos 261.430 TEUs operados nos primeiros seis meses de 2011.  De janeiro a junho, o porto recebeu 307 escalas de navios.

No total, a Portonave exportou um volume 12,9% superior do que o registrado nos primeiros seis meses de 2011. A movimentação de contêineres de carga frigorificada foi 26% maior, comparado com mesmo período do ano anterior. “O aumento se deve pelas novas opções oferecidas aos clientes pelo terminal, com a ampliação de serviços e a conquistas de novas linhas”, explica o diretor-superintendente operacional da Portonave, Renê Duarte.

Entre janeiro e junho, foram importados 67.111 TEUs, um recuo de cerca de 9% em relação a 2011. Para o diretor-superintendente administrativo, Osmari de Castilho Ribas, um dos motivos para a queda é a alta do dólar, que não é favorável ao mercado importador. 

A diferença de 149.682 TEUs entre o volume total movimentado e ao valor de importação e exportação corresponde às demais operações realizadas, como embarque e desembarque de contêineres vazios, transbordo e shift (dentro do próprio navio, para melhor reposicionamento de carga) e restow (desembarcados temporariamente antes de serem reembarcados no mesmo navio).

A Iceport, empresa controlada integral da Portonave, movimentou cerca de 106 mil toneladas de cargas frigorificadas no primeiro semestre de 2012 por meio de sua câmara frigorífica. A Iceport possui uma câmara vertical com capacidade estática para 16 mil posições pallets. 

O semestre marcou ainda o alcance do número de dois milhões de TEUs movimentados pela Portonave desde o início das operações, em outubro de 2007. 

Armador MOL inicia serviço em Navegantes

Em julho, a Portonave recebeu o navio MOL Gateway, que marcou o início de um novo serviço oferecido em Navegnates, o CSW, e o início das relações comerciais entre a companhia marítima japonesa MOL e o terminal portuário. Além do Brasil, os principais países escalados pela linha são África do Sul, Cingapura, Coréia do Sul e China.

Com foco na Ásia, o serviço traz mais opções para importadores e exportadores. O continente é o principal comprador e vendedor de mercadorias do Brasil, sendo a China o país de destaque.
Linha direta

Portonave
www.portonave.com.br
(47) 2104-3300

 

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina

2º Campanha do Agasalho - Amig...
Cidade: Blumenau
Data: 15/05/2013
Programação JAVA
Cidade: Blumenau
Data: 25/05/2013
Formação DBA - Administração O...
Cidade: Blumenau
Data: 25/05/2013
Fluxo de Caixa no Excel
Cidade: Blumenau
Data: 27/05/2013
Publicidade e Propaganda – da ...
Cidade: Blumenau
Data: 27/05/2013
Workflow
Cidade: Blumenau
Data: 28/05/2013

Selecione o Setor e Cidade para Buscar Oportunidades

Assistente de RH
Cidade: Blumenau/SC
Assistente financeiro
Cidade: Blumenau/SC
Assistente Fiscal
Cidade: Blumenau/SC
Advogado Pleno
Cidade: Blumenau/SC
Estágio em administração
Cidade: Blumenau/SC
Analista de RH
Cidade: Massaranduba/SC
Salário: R$2000,00
Cadastre-se para receber notícias
Complete o cadastro abaixo e receba notícias diretamente no seu E-mail.
Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

by Ksys